Em uma ação integrada, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e o Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) se uniram para promover a regularização dos produtores rurais na área Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Morena, na Vila de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus). Entre os serviços oferecidos na ação, que acontece até o dia 23 de dezembro, estão a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cartão do Produtor Primário (CPP).
Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a iniciativa demonstra o alinhamento entre os órgãos, que além de regularizar os produtores rurais, também estimula o desenvolvimento sustentável no estado do Amazonas. “O objetivo é unir forças e levar informações sobre a necessidade da documentação em dia e, também, sobre atuar conforme as leis ambientais. Dessa forma, o trabalhador consegue produzir sem nenhum empecilho e de forma legalizada”, disse.
Iniciada na última segunda-feira (11/12), a ação, que ocorre até o dia 23 de dezembro, também contempla a realização de série de visitas técnicas às propriedades do PDS, nas quais os agricultores recebem orientações sobre adubação, espaçamento, tipos de pragas e seus controles.
“Embora ainda tenhamos mais uma semana pela frente, foram identificadas plantações com enorme potencial nos cultivares de melancia, banana, açaí, macaxeira e guaraná”, pontuou o gerente da unidade local (UnLoc) do Idam na Vila de Balbina, Denis Lima.
Os serviços executados pelo Incra em parceria com o Idam fazem parte do programa ‘Titula Brasil’, iniciativa voltada à extensão rural, visitas técnicas e regularização de produtores rurais.