Inmetro acredita o primeiro laboratório da região Norte

Divulgação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acreditou nesta segunda-feira (29/7) o primeiro laboratório da região Norte. Trata-se do Laboratório de Ensaios de Produtos (LabEP), fabricante de isqueiros, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST). A entrega do certificado de acreditação à UEA será realizada pelo Inmetro, em Manaus, no próximo mês de agosto.

O reconhecimento do LabEP foi concedido pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), por meio da Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), do instituto. Dessa forma, o LabEP é o primeiro laboratório a receber o reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaios no âmbito do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), do Inmetro.

O ProdIQ tem como principal objetivo fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de Metrologia e Qualidade, nas regiões do Brasil menos desenvolvidas como o Norte e Nordeste.

O Laboratório de Ensaios de Produtos da UEA recebeu o reconhecimento de competência técnica para realizar ensaios térmicos e mecânicos em atendimento à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, no produto “isqueiro”. No estado do Amazonas já existem dois fabricantes de isqueiros que vão ser os principais beneficiários dessa acreditação.

De acordo com o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, o Brasil possui mais de 3 mil organismos de avaliação da conformidade (laboratórios, organismos de certificação e organismos de inspeção), sendo que nas regiões Norte e Nordeste do país, dispõe de apenas 9% deste quantitativo para fomentar a Infraestrutura da Qualidade.

“Precisamos incentivar instituições públicas e privadas a obterem acreditação do Inmetro para realizar ensaios técnicos laboratoriais em conformidade com normas e regulamentações aplicáveis para que os resultados dos ensaios sejam confiáveis. Para o Amazonas, com mais de 600 indústrias na Zona Franca de Manaus, a acreditação do Inmetro é essencial principalmente para o desenvolvimento do Polo de duas rodas, linha branca e bens de informática, que tem produtos regulamentados pelo Inmetro. Isso impulsionará o desenvolvimento industrial local e aumentará a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados nacional e internacional”, pontuou Márcio Brito.

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a acreditação junto ao Inmetro mostra o quanto a universidade está fortalecida nesses últimos dois anos e três meses de sua gestão. “É um pleito tentado por diversas instituições, por universidades públicas na região Norte. E a universidade se consolida como a primeira, na região Norte do Brasil, a possuir uma acreditação do Inmetro.”

Segundo o reitor, a conquista mostra o quanto à gestão superior da UEA está empenhada em realizações que, de fato, impactem na questão do desenvolvimento educacional, da pesquisa, da tecnologia e, sobretudo, da inovação. “A acreditação vem coroar nossos esforços. E tenho certeza de que esse é o primeiro de outros tantos laboratórios que serão acreditados na nossa instituição, com o apoio do Inmetro, do Governo do Amazonas, da nossa gestão, mas, sobretudo, com o esforço de nossos professores, técnicos e alunos”, ressaltou Zogahib.

A Prof.ª Dra. Samantha Coelho Pinheiro, coordenadora do LabEP, falou com gratidão sobre a conquista. “O laboratório de ensaios de produtos veio para romper paradigmas e mudar a cultura. Fico muito feliz por conseguir entregar à UEA o primeiro laboratório acreditado pelo Inmetro na região Norte”, enfatizou.

Embarcações adaptadas

Os trabalhos dessa parceria técnica entre Inmetro e UEA não param por aqui, pois a acreditação de outros laboratórios.