Em entrevista coletiva na quinta-feira, dia 05.08, na Delegacia Geral, o governador Antonio Denarium anunciou uma nova medida adotada em sua gestão, para melhorar o atendimento no IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz). A partir de segunda-feira, dia 9, o cidadão poderá buscar pelo atendimento no horário das 7h30 às 19h30.
O governador Antonio Denarium disse que recebeu reclamações da demora no atendimento ao cidadão no Instituto e determinou ao Delegado Geral, Herbert de Amorim Cardoso, que adotasse medidas para resolver a situação.
“Atendendo a um apelo da nossa população e do cidadão roraimense, o Governo de Roraima, por meio da Policia Civil, empenhou esforços para ampliar o horário da emissão da Carteira de Identidade. Agora serão 12 horas de atendimento. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas sejam atendidas o mais rápido possível”, afirmou Denarium.
O delegado Geral disse que se reuniu com o diretor interino do Instituto de Identificação, Hênio Stanio Lima Andrade, e o diretor do Instituto de Criminalística, Sttefani Ribeiro, que é fiscal da Montreal informática, empresa que presta serviços de logística de informação e impressão das cédulas de identidade ao Instituto de Identificação.
“Estamos passando por um período de pandemia em que os serviços foram reduzidos. Entretanto, tratamos com a nova gestão do Instituto de Identificação, novas diretrizes para melhorar o atendimento e dar celeridade na emissão e entrega dos documentos aos cidadãos”, disse o Delegado Geral.
Outra novidade anunciada pelo governador é que o serviço de emissão de Carteira de Identidade também será realizado de forma itinerante pelos municípios, durante a caravana do governo de entregas das Cestas da Família. No próximo dia 15 de agosto, São João da Baliza será o primeiro a receber a atividade.
Novo horário
A partir da próxima segunda-feira, o Instituto de Identificação funcionará das 7h30 às 19h30, sem intervalo para o almoço.
Segundo o diretor interino do Instituto de Identificação, está sendo feito um estudo preliminar para a retomada de atendimento, em primeiro momento, de crianças de 6 a 12 anos, a partir do próximo dia 15.
“Estamos estudando uma logística de agendamento por WhatsApp, para que tenhamos a segurança e a garantia de que essas crianças serão atendidas, sem correr riscos de contaminação por Covid-19, atendendo a todos os protocolos e requisitos de segurança”, disse ele.
Sobre o novo atendimento em dois horários, algo inédito na história do Instituto de Identificação, Hênio Andrade disse que a ideia é eliminar a entrega de senhas, com atendimento com mais celeridade na recepção do cidadão no Instituto de Identificação.
“Com o atendimento em dois turnos, teremos um horário estendido de 12 horas corridas e o cidadão terá a opção para buscar o atendimento. Nossa meta é o atendimento célere, de forma que ele tenha mais qualidade e humanização no atendimento”, disse o diretor.
Ainda segundo o diretor, está sendo estudada a possibilidade do cidadão de emitir sua Carteira de Identidade por meio do site da Polícia Civil, em que prestará todas as informações dos seus dados biográficos e terá um agendamento para a coleta dos dados biométrica.
“Esse estudo está em andamento e com sua implantação vai reduzir o fluxo no atendimento em mais de 50%. Essa ação deve ser anunciada, tão logo finalizamos essa estruturação no site da Polícia Civil. Mas, neste momento, o cidadão já terá uma grande melhora no atendimento”, garantiu.
Informações de Sandra Lima