A Prefeitura de Manaus fechou a ação de intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo e ampliação da Covid-19, de forma positiva, neste domingo 10/4, com 2.878 doses de vacinas aplicadas. Desse total, foram aplicadas 641 doses contra influenza, 967 para proteção contra o sarampo e 120 contra a Covid-19.
Operacionalizada pela Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa) a ação disponibilizou quatro pontos de vacinação, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus, que funcionaram das 9h às 16h: shopping Phelippe Daou, na zona Norte; Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul; Sesi – Clube do Trabalhador, na zona Leste e DB da Ponta Negra, na zona Oeste.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, acompanhou o trabalho das equipes nos quatro pontos de atendimento e destacou que a Semsa vem utilizando as alternativas possíveis para facilitar ao máximo o acesso do público aos imunizantes. O gestor enfatizou que, para quem não conseguiu se vacinar neste domingo, a vacinação segue disponível nas 171 unidades de saúde da rede pública, que podem ser conferidas pelo link: http://bit.ly/salavacinamanaus.
“ESSA PROGRAMAÇÃO FOI PENSADA JUSTAMENTE PARA AQUELE PÚBLICO QUE TRABALHA E NÃO TEM TANTO TEMPO DURANTE A SEMANA PARA SE VACINAR, MAS NÓS REFORÇAMOS QUE DURANTE A SEMANA TEMOS 171 SALAS PARA VACINAÇÃO. PRECISAMOS NOS PROTEGER COM ESTAS DOENÇAS. O SARAMPO, POR EXEMPLO, TEM UMA IMPORTÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GIGANTE, VISTO QUE O BRASIL TEM SEIS ESTADOS QUE ESTÃO COM CASOS NOVOS NOTIFICADOS E SE MANAUS ESTIVER COM A COBERTURA VACINAL BAIXA, CORRE UM SÉRIO RISCO. NÃO QUEREMOS ESSE CENÁRIO, POR ISSO ESTAMOS REFORÇANDO NOSSAS AÇÕES PARA VACINAR A POPULAÇÃO”, ACENTUOU.
Djalma Coelho esclareceu que os adultos que se vacinaram contra a influenza e o sarampo não precisam aguardar 14 dias de intervalo com a vacina contra a Covid-19, que é o tempo de espera necessário apenas para as crianças.
Para o servidor público James Nogueira, que foi até o Sesi, a vacina representa mais segurança para desenvolver seu trabalho.
“EU JÁ TOMEI TODAS AS DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19 E HOJE ME VACINEI CONTRA INFLUENZA E SARAMPO. ESSE REFORÇO É FUNDAMENTAL PARA QUE NÓS, TRABALHADORES DA SAÚDE, POSSAMOS TRABALHAR COM TRANQUILIDADE. EU NUNCA PEGUEI COVID E NEM INFLUENZA PORQUE SEMPRE SEGUI TODAS AS RECOMENDAÇÕES E ME VACINEI. PARA QUEM TRABALHA EM AMBIENTE HOSPITALAR ESSA PROTEÇÃO É FUNDAMENTAL”, DESTACOU.
Esta primeira etapa da campanha contra influenza e sarampo se prologa até o dia 2 de maio, e está direcionada aos trabalhadores da saúde (sarampo e influenza) e aos idosos acima de 60 anos (influenza), conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. A meta, neste primeiro momento, é proteger 185.241 pessoas a partir dos 60 anos ou mais e 56.628 trabalhadores da saúde (rede pública e particular).