Quando o universo eleitoral do interior do Amazonas entra em ponto de analise deste cenário, como ocorreu na terceira rodada de pesquisa da Perspectiva, empresa do empresário Durango Duarte, os iludidos empates eleitorais, como tem ocorrido nos últimos meses para a vaga de senador pelo Amazonas, caem por terra.
Bastou a metodologia de entrevistas via telefônica, realizados pela Perspectiva, sair da capital e invadir os outros 24 principais colégios eleitorais do Amazonas, que o verdadeiro espelho da vaga para os senado parece caminhar para uma continuidade do candidato Omar Aziz (PSD).
Em resumo do que se percebeu nessa terceira rodada está a força que Aziz possui no colégio eleitoral do interior do Estado, caminhando seus números de intenção de voto quase na casa dos 30%, quando se fala em ESTIMULADA.
Sua parceria com o ex- presidente Lula tem forte apelo nesse crescimento, porém a teia de apoios e investimentos no interior do Amazonas em seu mandato como senador nos últimos 8 anos trouxe frutos nesse momento e dificilmente será negada nos demais 61 municípios do Amazonas.
Já para Arthur Neto, ex-prefeito de Manaus, ficou aquele gostinho de teto atingido, uma vez que sua maior tentativa de votantes está justamente na capital e mesmo com seu retorno aos aproximadamente 23%, analisando o cenário desde março de 2022 das rodadas da Perspectiva, Arthur terá que se justificar até outubro sobre temas muito delicados tanto em sua gestão como prefeito como a relação de sua família no caso engenheiro Flávio.
O grande derrotado dessa rodada para a vaga ao senado, sem sombra de dúvidas, coube ao candidato Coronel Menezes que na tentativa de colar sua imagem com o presidente Jair Bolsonaro, pagou um preço altíssimo e obteve nessa rodada o mesmo cenário de queda que seu fiel escudeiro Bolsonaro sofreu. Essas investidas com a Zona Franca de Manaus custou caro para ambos e reverter isso será bem difícil a pouco mais de 30 dias do pleito. Sobre os números: Uma queda de quase quatro pontos percentuais, de 16,1 para 12,6%..
Uma candidatura que apresenta uma evolução lenta e gradual, mas que, provavelmente, ultrapassará a casa dos dois dígitos, é a do ex-deputado estadual Luiz Castro, que está com 9,5%. Luiz Castro consegue manter um desempenho equilibrado em, praticamente, todas as variáveis de controle.
DADOS DA PESQUISA
A amostra assinada pela Perspectiva Mercado e Opinião foi realizada 100% via telefone e entrevistou 1.500 entrevistas na capital Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas, durante o período de coleta de dados nos dias 26 e 27 de agosto de 2022.
A margem de erro máxima estimada é de 2,5%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número de identificação AM-07370/2022.