Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann: símbolos de superação representam o Brasil na abertura das Olimpíadas

Raquel Kochhann, do Rugby e Isaquias Queiroz, da Canoagem Velocidade (Fotos: Divulgação/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolheu dois atletas notáveis para representar a delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024: Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann. O desfile ocorrerá no dia 26 de julho pelo Rio Sena.

Isaquias Queiroz, natural de Ubaitaba, BahIsaquias Queiroz e Raquel Kochhann: Símbolos de Superação e Liderança na Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024a, é o único brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos. Com uma história de superação, ele transformou as canoas dos pescadores de sua cidade natal em instrumentos de vitória. Isaquias possui quatro medalhas olímpicas: duas pratas (C1 1000m e C2 1000m) e um bronze (C1 200m) conquistados na Rio 2016, além de um ouro no C1 1000m em Tóquio 2020. Em Paris, ele defenderá seu título no C1 1000m e competirá no C2 500m.

“Estou muito feliz por representar minha Bahia, meu Nordeste, e todo o Brasil. Vai ser uma cerimônia incrível, principalmente por poder representar minha modalidade, ainda pouco conhecida no Brasil. Ser porta-bandeira na abertura é algo muito especial”, disse Isaquias Queiroz, de 30 anos.

Raquel Kochhann, natural de Saudades, Santa Catarina, é uma das líderes da seleção feminina de rúgbi, as Yaras. Antes de sua segunda participação olímpica, em Tóquio 2020, Raquel enfrentou um câncer de mama, passando por mastectomia, quimioterapia e radioterapia. Em dezembro de 2023, ela foi convocada novamente para a seleção e agora celebra seu retorno ao cenário olímpico, carregando o pavilhão de um Time Brasil predominantemente feminino, com 153 mulheres entre os 276 classificados.

“Ser atleta olímpico é difícil, e levar a bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura é indescritível. No Brasil, trabalhamos muito para que o rúgbi cresça. Carregar essa bandeira é uma grande honra, e agradeço de coração por essa oportunidade”, disse Raquel, que conquistou um bronze nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015.

O Presidente do COB, Paulo Wanderley, afirmou: “Tanto Isaquias quanto Raquel representam os valores olímpicos e são inspiração para os atletas brasileiros. Estamos muito satisfeitos em vê-los carregar a bandeira nacional ao longo do Rio Sena.”

O Chefe da Missão Brasileira, Rogério Sampaio, acrescentou: “Ter Isaquias e Raquel como nossos representantes máximos na Cerimônia de Abertura certamente vai motivar nossa delegação para os desafios esportivos em Paris 2024.”

Isaquias está finalizando sua preparação em Portugal e viajará à França para participar da cerimônia. As competições de canoagem velocidade ocorrerão no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne na segunda semana dos Jogos, com Isaquias estreando no dia 6 de agosto no C2 500m e no dia 7 no C1 1000m.

O time de rúgbi brasileiro, no Grupo C, enfrentará a França e os Estados Unidos no dia 28 de julho no Stade de France, e o Japão no dia 29.

Com 276 integrantes, o Time Brasil tem a quarta maior delegação de sua história, e pela primeira vez, 55% dos classificados são mulheres. A Cerimônia de Abertura marca o início oficial dos Jogos, mas as competições de futebol e handebol feminino, além das classificatórias de tiro com arco, começarão antes da chama olímpica ser acesa no Trocadéro, em Paris.