Janeiro Branco: Profissionais da saúde reforçam importância de atividade física, lazer e cultura para a saúde mental

Atividade Física no Parque. foto: Divulgação

O Governo do Amazonas reforça e incentiva os cuidados com a saúde mental através do esporte, cultura e lazer. Neste período, a prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, ganham maior visibilidade com a campanha do ‘Janeiro Branco’, que destaca a necessidade de cuidados contínuos e ações preventivas, como práticas de autocuidado e busca por apoio profissional quando necessário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diversos fatores trazem problemas nesse sentido, entre eles: rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos.

A gerente de saúde mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), terapeuta ocupacional Maria Antonieta Dias, destaca que é importante fazer atividades que tragam satisfação. Momentos de lazer, prática de hobbies, esportes ou atividade física propiciam bem-estar psíquico e são estratégias para lidar com o estresse.

“Procurar dentro da sua comunidade quais são as opções de lazer. Trabalhei durante um tempo no CAPS e os usuários nunca tinham ido ao Teatro Amazonas, aos parques ou tomado um banho de rio. A primeira pergunta que temos que fazer é “o que eu gosto de fazer além do trabalho?”, algo que que dá para fazer, que dá vitalidade e pulsão de vida” reforça a terapeuta.

O Governo do Amazonas possibilita a realização de diversas atividades através de serviços, projetos e programas gratuitos.

Mais Vida

Criado pelo Governo do Amazonas para fortalecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), nos sete Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), o projeto Mais Vida oferece serviços nas áreas psicossocial, fisioterapia, além de atividades esportivas e culturais.

Os centros estaduais são:

CECF Maria de Miranda Leão – Endereço: R. Loris Cordovil, 1 – Alvorada

CECF Teonizia Lobo – Endereço: Rua da Penetração III Quadra 60 s/n Amazonino Mendes

CECF André Araújo – Endereço: Rua 5 Conj. Costa e Silva – Raiz

CECF Padre Pedro – Endereço: R. Tupinambá, 119 – Cidade Nova Ceci – Aparecida – Endereço: R. Wilkens de Matos, S/N – Nossa Sra. Aparecida

CECF Magdalena Arce Daou – Endereço: Av. Brasil, s/n – Santo Antônio

CECF 31 de Março – Endereço: R. 21, 453 – Japiim

Para participar das atividades é necessário procurar o setor psicossocial nos centros de convivência, portando RG e CPF.

Vila Olímpica

Com serviços gratuitos para a população amazonense, a Vila Olímpica de Manaus, avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, por meio do Projeto Saúde e Lazer ao Ar Livre, recebe pessoas que procuram sair do sedentarismo e iniciar atividades físicas, acompanhadas por profissionais de Educação Física. A Vila Olímpica é aberta ao público e funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h.

Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) atua como um Centro de Referência de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde voltados para o envelhecimento e formação de recursos humanos na área de Gerontologia e Saúde do Idoso. Ao longo do ano, são oferecidos cursos e oficinas livres gratuitas destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos de idade.

As aulas são realizadas na sede da FUnATI, localizada na Avenida Brasil, no bairro de Santo Antônio; e nos Centros de Convivência parceiros da instituição: Centro Estadual de Convivência da Família – Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova; Centro de Convivência do Idoso, no bairro de Aparecida; e na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA)

Mais informações podem ser obtidas através do número (92) 98112-5295.

Atividades Culturais

Realizar atividades culturais também são importantes para promover o bem-estar e ajuda a enfrentar e prevenir questões de saúde mental. O Governo do Amazonas destaca opções como museus e teatros.

Teatro Amazonas – Para conhecer o espaço, o público pode comparecer de terça a sábado de 9h às 15h, e no domingo, de 9h às 13h, sem necessidade de agendamento prévio. O horário citado segue até o final do mês de janeiro. A entrada para a visitação pode ser adquirida por R$ 20,00, sendo R$ 10,00 a meia entrada. Pessoas nascidas no estado do Amazonas ficam isentas do pagamento, mediante apresentação do documento para comprovar a naturalidade.

Palacete Provincial – Localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro, a visitação é inteiramente gratuita. O espaço cultural abre as portas de segunda a sábado (exceto às quartas), de 9h às 15h. Não há necessidade de agendamento.

Galeria do Largo – O espaço foi criado visando receber exposições de diferentes artistas, da capital e interior, relacionados às artes visuais, englobando a arte clássica, urbana e contemporânea. O local funciona de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h.

Atividades ao ar livre

No Parque Senador Jefferson Peres são realizadas apresentações musicais e de danças de rua, shows com palhaços, malabaristas e ventríloquos, atividades circenses e de cinema. Além disso, o espaço também conta com equipamentos de academia ao ar livre onde a população pode utilizar livremente para promover seu bem-estar. O local funciona diariamente, das 6h às 22h, na avenida Lourenço da Silva Braga, no centro de Manaus.

No Parque Rio Negro, localizado na Rua Beira Mar, bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus, são realizadas atividades culturais, com apresentações musicais, teatrais, de dança, shows com palhaços, malabaristas e ventríloquos. Atividades esportivas também ocorrem no local, como caminhadas, corridas, aulas de zumba, treinos funcionais e de musculação.