Pesquisa realizada pelo The Washington Post-ABC News-Ipsos e publicada neste domingo (18) revela que a vice-presidente Kamala Harris lidera com 49% das intenções de voto na corrida presidencial dos Estados Unidos, enquanto o ex-presidente Donald Trump registra 45%. A margem de erro da pesquisa é de 2,5%, sugerindo uma disputa acirrada.
A pesquisa destaca que Kamala, que assumiu a candidatura após a desistência de Joe Biden, tem uma pequena vantagem sobre Trump. No entanto, os números indicam que a eleição será extremamente competitiva, especialmente em estados-chave como Michigan, Pensilvânia, Wisconsin, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada, que tradicionalmente decidem o resultado final.
Além disso, o estudo simulou um cenário com a presença de um terceiro candidato, Robert F. Kennedy Jr., no qual Kamala lidera com 47% das intenções de voto, seguida por Trump com 44% e Kennedy Jr. com 5%. Comparado ao mesmo cenário em julho, houve uma mudança significativa, pois, anteriormente, Trump liderava com 43% contra 42% de Biden, e Kennedy Jr. tinha 9%.
Análises recentes apontam que a vantagem de Kamala em cenários com terceiros candidatos é menor do que a de Biden em 2020, quando venceu Trump por 4,5 pontos percentuais no voto popular, garantindo uma maioria no colégio eleitoral. Essas pesquisas reforçam a expectativa de uma eleição disputada até o fim, com os estados indecisos desempenhando um papel crucial na decisão final.
Com informaçoes do G1 e CNN