Lula faz campanha para que jovens tirem título de eleitor

Lula
Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se uniu a campanha realizada por artistas, nas redes sociais, para incentivar jovens a tirarem o título de eleitor.

No Twitter o petista fez um apelo para que as pessoas da faixa etária se inscrevam até o dia 4 de maio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Acho muito importante a movimentação de artistas e personalidades para conscientizar a juventude sobre o título de eleitor. Você pode escolher em quem votar para o Congresso, governo e presidência. É um direito seu. Para isso, não deixe de se inscrever até o dia 4 de maio. Participe da escolha do seu futuro. Votar e se envolver no debate político também são parte da construção da democracia que defendemos. O Brasil precisa de você. Você e todos nós precisamos reconstruir o Brasil”, publicou Lula no Twitter.

A mobilização ocorre em um momento em que a Justiça Eleitoral registra o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE havia registrado pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.