Início Amazonas Luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas ganha destaque na Aleam

Luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas ganha destaque na Aleam

Em sessão especial em homenagem aos povos indígenas, realizada nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o destaque foi a luta pela garantia dos direitos dos indígenas, como a inclusão social, respeito, acesso aos serviços públicos em geral e valorização da comunidade indígena. A Sessão foi proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD).

O deputado Saullo Vianna (PPS) representou Josué Neto na solenidade. O presidente da Casa está em Brasília defendendo interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM) junto com outros parlamentares.

Em pronunciamento, o cacique Jair Miranha agradeceu a homenagem aos defensores da floresta e pediu que a Aleam ofereça apoio aos povos na busca pela criação de políticas públicas concretas, como a moradia habitacional indígena e o fortalecimento das instituições que representam e defendem os povos indígenas. Outro representante dos povos, o presidente da Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), Zenilton Mura enfatizou que o dia do índio é todo o dia.

“Esses povos precisam ser lembrado diariamente, pois eles estão em todos os lugares, na aldeia, nos centros urbanos e nos municípios do interior do Amazonas. Essa é uma homenagem justa e por isso, também parabenizo o deputado Josué pela iniciativa”, disse Zenilton.

O procurador da República, Fernando Merloto Soave, que representou o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM), e atua na defesa das populações indígenas e comunidades tradicionais também se pronunciou e parabenizou a Casa Legislativa pela aprovação da Emenda Constitucional do Estado nº 102/2018, que destina 0,5% para a promoção dos direitos dos povos indígenas.

Participaram do evento aproximadamente 200 indígenas, além de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Coipam, Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas, MPF-AM, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Após a solenidade, Saullo Vianna disse que a Casa está à disposição para viabilizar a execução das emendas impositivas voltadas para o atendimento da comunidade indígena e destinar emendas ao Orçamento 2020.

Para Josué Neto, a Aleam cumpre um dever que é homenagear os povos indígenas como uma forma de lembrar as verdadeiras raízes do povo brasileiro. “Ficamos muito felizes em realizar essa sessão a um povo tão importante para o nosso país, que faz e sempre fará parte da nossa história. É preciso união para defender a população indígena e realmente atender as suas necessidades. Esta Casa está à disposição dos nossos irmãos”, disse Josué.

Sair da versão mobile