Desde o início do mês de fevereiro, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, vem avançando com o aumento do número de cirurgias e investimentos em infraestrutura e equipamentos.
Somente em abril foram realizados 658 procedimentos cirúrgicos no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, considerado a referência hospitalar do Estado.
“Tínhamos uma demanda reprimida devido a pandemia e, com a diminuição dos casos epidemiológicos da covid-19, estamos normalizando os atendimentos eletivos. Esses resultados estão sendo possíveis graças ao apoio incondicional do governador Antonio Denarium, que não mede esforços para que possamos oferecer um atendimento de qualidade para a população”, enfatizou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
De acordo com a diretora geral do HGR, Patrícia Renovato, o recadastramento de pacientes da fila única do SUS está sendo realizado normalmente, possibilitando o andamento das cirurgias eletivas em diversas áreas.
“As cirurgias estão acontecendo na ortopedia, urologia, cabeça e pescoço, cirurgias oncológicas, cirurgia geral, endovascular e todas estão sendo realizadas no HGR. Os blocos E e F, com seus 120 leitos, são destinados exclusivamente para as especialidades cirúrgicas”, pontuou Patrícia.
Auxiliar de saúde bucal, Kailine Laurentino da Silva, de 42 anos, revelou que aguardava na fila de cirurgia única do SUS há 3 anos. Com o procedimento realizado, a vontade agora é voltar a ter uma rotina mais tranquila e com qualidade de vida.
“Já esperava há quase três anos, para fazer a cirurgia de hérnia do lado direito. Ocorreu tudo bem com a glória de Deus, fui bem tratada, bem atendida no HGR e estou muito feliz. Agora pretendo me recuperar em casa, seguir os cuidados e depois trabalhar”, destacou.
NOVOS EQUIPAMENTOS
Para acelerar as cirurgias neurológicas, foram adquiridos dois equipamentos de imagem tridimensional, os neuronavegadores, que possibilitam a realização de cirurgias com maior precisão e segurança, além de aparelhos de anestesia, ultrassonografia, torres de videolaparoscopia, monitores multiparâmetro, desfibriladores, coloscópios, ventiladores de transporte, camas elétricas, mesas cirúrgicas, focos auxiliares.
Também foram repassados ao HGR aparelhos de sistema de vídeo laparoscópico, bombas de infusão, colposcópio com braço pantográfico, oxicapnógrafo, capnógrafos, aspirador de vapores, garrote pneumático eletrônico/manual, bombas de infusão, monitores multiparâmetro, litotriptor intracorpóreo, mesas cirúrgicas, camas para obesos entre outros itens.
Em maio também chegaram 170 escadas com dois degraus, 120 colchões hospitalares, 60 poltronas para acompanhantes, 15 carros de emergência e 9 balanças hospitalares, além de 7 guindastes para auxiliar na locomoção de pacientes com problemas de obesidade.