Início Destaque Mais de 7.500 pessoas participaram de ações no Casarão da Inovação Cassina...

Mais de 7.500 pessoas participaram de ações no Casarão da Inovação Cassina em 2021

Prefeitura de Manaus Casarão da Inovação Cassina
Foto: Marcely Gomes

O Casarão da Inovação Cassina, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), foi um elemento essencial para as ações de inovação, tecnologia e empreendedorismo da cidade durante o ano de 2021. Mais de 7.500 pessoas passaram pelo local e mais de 700 atendimentos foram realizados.

“O Casarão da Inovação Cassina teve um ano muito importante. Difícil por conta de tudo que passamos em relação à pandemia da Covid-19, mas importante porque conseguimos definir, aprender e entender a melhor forma de funcionamento do casarão. Conforme a orientação do prefeito David Almeida e do nosso secretário da Semtepi, Radyr Júnior, o local é um equipamento público e deve ser utilizado pela sociedade, e acredito que fizemos esse trabalho muito bem em 2021”, destacou o gestor do Cassina, Fábio Araújo.

Foram realizadas 121 ações internas e externas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, como o “Casarão Sustentável”, em outubro, em alusão ao mês do empreendedorismo. Destacam-se também as maratonas de hackathon promovidas pela Prefeitura de Manaus, que contribuíram para o fomento de ideias tecnológicas e inovadoras para a cidade.

O Casarão também disponibiliza espaço coworking, sala de reunião e escritório, cuja utilização depende de agendamento, que este ano ultrapassou a marca de 2 mil. O coworking é um local que reúne a estrutura necessária para serem desenvolvidos novos projetos e negócios, para isso oferece uma baia com seis estações de trabalho, dispondo de uma cadeira, um gaveteiro, ponto de lógica (internet) e energia (tomadas), cada.

Como reconhecimento da atuação relevante do Cassina, o espaço ganhou duas importantes premiações este ano. No prêmio internacional Architecture Masterprize, foi vencedor da categoria Patrimônio, e na premiação local “Jaraqui Graúdo 2021” levou o prêmio de Espaço de Inovação. Além disso, também é finalista do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel 2021.

Ainda segundo Fábio, o prêmio nada mais é do que um reflexo do trabalho de toda a equipe, desde os responsáveis pela limpeza, vigilantes e agentes de portaria, até a equipe que administra o prédio.

“Nós conseguimos atender a demanda de eventos do ecossistema de inovação e oferecer um espaço onde as pessoas, empresas e empreendedores pudessem desenvolver seus projetos”, completou.

Segundo o gestor do Cassina, para 2022, a expectativa é de um trabalho mais consistente, alinhado e focado em estabelecer o centro histórico da cidade como o distrito de inovação de Manaus.

Sair da versão mobile