Início Manaus Manaus Previdência ganha 1º lugar do Prêmio Abipem pela 3ºvez consecutiva

Manaus Previdência ganha 1º lugar do Prêmio Abipem pela 3ºvez consecutiva

manausprev
Entrega do Pêmio Abipem 2021. Foto - Cinthia Guimarães /Manaus Previdência

A Manaus Previdência recebeu, nesta sexta-feira, 13/5, os resultados do Prêmio da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Municipais e Estaduais (Abipem) 2022, sendo vencedora em duas categorias: 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos (categoria ativos acima de 5.000); e 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária (Grupo 2 – Categoria 2: De 30.000 a 10.001).

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Manaus Previdência levou o 1º lugar no prêmio Destaque Brasil de Investimentos. No ranking deste ano, o 2º lugar ficou com o Instituto de Previdência do Servidor Municipal (São José dos Campos-SP); e o 3º lugar com o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) (Salvador-BA).

No destaque de Responsabilidade Previdenciária, a instituição levou o 1º lugar em 2021. Este ano, o pódio de 1º lugar foi para Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde Dos Servidores (Recife-PE); o 2º lugar para o Fundo Municipal da Previdência do Servidor (Salvador-BA); e o 3º lugar para a Manaus Previdência.

Investimentos

Atualmente, a Manaus Previdência possui R$ 1,23 bilhão em sua carteira de investimentos. Desse total, 49,12% do patrimônio estão investidos em renda fixa; 44,03% em renda variável e 6,85% em investimentos no exterior. Os investimentos em renda fixa estão divididos em títulos pré-fixados e indexados à inflação, fundos atrelados à taxa DI, FDIC, letras financeiras e fundos de crédito privado. Quanto à renda variável, os recursos estão distribuídos em fundos multimercados, fundo imobiliário, fundos de ações e Fundos de Investimentos em Participações (FIP).

O superintendente de Investimentos e presidente do Comitê de Investimentos da autarquia, Flávio Rodrigues Castro, destacou na audiência pública, realizada em abril, o crescimento da carteira e a redução da participação em fundos problemáticos – que já representou quase 52% do total do patrimônio – e hoje é de apenas 4,2%.

“Isso nos dá uma segurança e a certeza da nossa responsabilidade de cada vez mais buscar mecanismos de investimentos seguros, porque, afinal, lidamos com o patrimônio do servidor e não podemos colocá-lo em risco”, reforçou Rodrigues.

A carteira de investimentos da Previdência municipal é gerida pela Superintendência de Investimentos (Supinv), com auxílio e fiscalização do Comitê de Investimentos (Cominv), que se reúne duas vezes ao mês – acompanhando o mercado financeiro e buscando a melhor relação risco-retorno para os recursos.

A Manaus Previdência dá transparência a todos os seus atos relacionados a investimentos pelo site https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/cominv-comite-de-investimentos/ e também durante a audiência pública anual, que foi transmitida em 27/4 pelo YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=VjKJBzxLBic&t=84s .

Certificações

O superintendente de Investimentos, Flávio Rodrigues de Castro, é analista previdenciário de carreira da Manaus Previdência e possui importantes certificações de investimento em seu currículo que o credenciam como gestor na área.

Este ano, Flávio conquistou a certificação de gestor de recursos, em nível avançado, emitida pelo Instituto Totum – instituição credenciada pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Em 2021, conquistou a Certificação de Gestores Anbima (CGA), último nível em termos de certificação voltada para a gestão de investimentos.

Atualmente, apenas a Manaus Previdência possui servidores certificados na CGA, dado o grau de dificuldade das provas, que requerem conhecimentos amplos em áreas como economia, contabilidade, direito, finanças e estatística. São eles Flávio Rodrigues de Castro e Fernando Krichanã.

Sair da versão mobile