Marcelo Ramos, ex-deputado federal, emergirá como o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para a prefeitura de Manaus neste ano. Seu ingresso na legenda foi resultado de movimentos liderados pelo presidente Lula e pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Embora ainda não tenha formalizado sua filiação, espera-se que o faça nos próximos dias, com o prazo final estipulado até sexta-feira, dia 5, de acordo com as regras eleitorais deste ano. As últimas discussões sobre sua filiação ocorreram no início da noite desta terça-feira, 2, no Rio de Janeiro, durante o evento que celebrou a adesão da ministra Anielle Franco ao partido de Lula.
Apesar de receber o convite de Lula e Gleisi Hoffmann com aprovação, Marcelo expressou sua intenção de dialogar com os dirigentes do PT e com os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança, que inclui PT, PV e PCdoB, visando unificar uma candidatura. “Respeito todos os nomes, a tradição e os entendimentos hoje”, afirmou Marcelo.
O ingresso no PT marcará o quinto partido político de Marcelo Ramos ao longo de sua carreira, que teve início no PCdoB, passou pelo PSB, PL e, posteriormente, pelo PSD. Esta será a segunda vez que ele concorrerá à Prefeitura de Manaus, repetindo a tentativa de 2016.