MEC oferta cursos de capacitação gratuitos na área de tecnologia para professores

Foto: Ascom Seed

As tecnologias e mídias digitais são importantes ferramentas dentro do processo educacional e ficaram em evidência na pandemia da Covid-19, quando os professores puderam dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem utilizando várias plataformas.

Para potencializar a utilização dessa ferramenta, o MEC (Ministério da Educação) está ofertando cursos de capacitação gratuitos à distância, para professores e gestores de todo o país.

O foco principal são os docentes participantes do PIEC (Programa de Inovação Educação Conectada). Os cursos serão ofertados por meio da plataforma AVAMEC e os interessados devem efetuar a inscrição até o dia 15 de fevereiro, por meio do link: https://labinova.ufms.br/cursos/formadores-nivel-2/.

“Os cursos têm como finalidade proporcionar aos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a apropriação das tecnologias e mídias sociais, para melhorar o processo ensino aprendizagem”, reforçou Samuel Silva de Castro, gerente da GTIC (Gerência de Tecnologia e Informação) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

O primeiro curso começa no dia 25 deste mês e terá como tema “A infraestrutura tecnológica como potencial pedagógico para promoção de ecossistema de inovação”, e abordará temas como organização de espaços físicos destinados ao uso de tecnologias digitais, inserção de dispositivos móveis na sala de aula, conectividade e segurança na internet nas escolas, entre outros.

Os cursos são coordenados pela SEB (Secretaria de Educação Básica), do MEC, em parceria com o LabInova (Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil), da UFMS, (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).

O que é o PIEC?

O PIEC (Programa de Inovação Educação Conectada) foi implementado em 2017 pelo MEC, com o objetivo de viabilizar o acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Além de realizar ações para que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet, o programa também busca destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e oferecer aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais.

A internet chega às escolas por meio de duas opções: por satélite (via satelital) e, neste caso, o MEC contrata os serviços e leva até a unidade educacional por meio de uma empresa; e a outra opção é por via terrestre, sendo que, neste caso, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) envia os recursos para a escola no âmbito do PDDE (Programa Dinheiro Direto nas Escolas) e os mesmos são administrados pelas APMs (Associação de Pais e Mestres).

Em Roraima, das 200 escolas participantes do PIEC, 131 já receberam recursos sendo 39 escolas no Interior, 38 indígenas e 54 na Capital. Os recursos variam entre R$ 2.400 a R$ 3.800. As demais unidades de ensino já aguardam a liberação de valores.