Membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Governo Federal, visitaram, nesta terça-feira (02/05), a sala de monitoramento do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise). Criado com objetivo de combater e prevenir todas as formas de violência dentro das escolas, o Nise tem adotado medidas de segurança para inibir ameaças e ataques em unidades de ensino da rede estadual.
O núcleo foi implantado na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no bairro Japiim, zona sul de Manaus. Por meio do Nise, o Sistema Integrado de Monitoramento interliga às câmeras de segurança das escolas com a inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), polícias Civil e Militar.
O Superintendente da Abin no Amazonas, Edwin Lang, explicou que a integração entre os órgãos do Governo Federal e estadual, permitiu que situações de violência no ambiente escolar fossem evitadas nas escolas aqui no Amazonas e em outros estados do Brasil.
“Uma das missões da Abin é ser o órgão organizador do Sistema Brasileiro de Inteligência. E nessa capacidade, a Abin forneceu todo o apoio que foi possível durante a crise de segurança escolar”, explicou o superintendente.
No Amazonas, desde a implantação do Nise, as ações de segurança escolar têm se tornado referência. Segundo o coordenador do núcleo, o delegado da Polícia Civil Denis Pinho, o Nise é pioneiro no Brasil.
“O Nise foi criado de forma pioneira pelo Governo do Amazonas e tem contribuído com a educação e com a segurança escolar no geral. Hoje, receber a visita da Abin demonstra o reconhecimento e a importância do trabalho da inteligência no âmbito escolar”, enfatizou o delegado.
Eficiência
Desde a implantação do núcleo, em abril deste ano, o Nise, com o apoio das Forças de Segurança do Estado e da ação de Inteligência, coibiu mais de 140 ameaças de ataques à escolas. Além disso, identificou e apreendeu 89 adolescentes, na capital e interior, envolvidos na propagação de ameaças de ataques a escolas.
Nise
Instituído por meio da Portaria GS nº 311, de 10 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE), o Nise tem como objetivo adotar medidas de segurança para inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação, bem como contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.
O núcleo integra o plano de ações do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar. Além da Educação, estão no comitê as Secretarias de Estado de Educação e Desporto, de Governo (Segov) e de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai); e as Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.Casa Civil, Casa Militar e Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Saúde (SES) e de Comunicação (Secom), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
A sala do Nise é composta por dez profissionais da Secretaria de Educação e SSP, com a participação das Polícias Civil e Militar e da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai).