Mestre Osvaldo Alves, conhecido como Enciclopédia do Jiu-jítsu, faleceu no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação Facebokk

Mestre Osvaldo foi um dos precursores da arte no Amazonas, ele estva internado há uma semana no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, mas teve complicações de um câncer de próstata

A informação de seu falecimento foi confirmada pelo presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM), Elvys Damasceno.

Prefeito de Manaus, David Alemida, divulgou em nota:

“Neste momento de dor, nos unimos à família e amigos do lendário mestre Osvaldo, uma pessoa generosa e gentil com todos, e que muito contribuiu para a formação de vários jovens na arte do jiu-jitsu”, disse o prefeito.

Biografia

Mestre Osvaldo, nasceu no Acre e foi criado no Rio de Janeiro, morou nos últimos anos em Manaus. Mestre, usava em sua cintura uma faixa vermelha 9º Dan e tinha na memória incríveis histórias sobre crescimento da modalidade no Brasil.

Levava o título de “enciclopédia do jiu-jítsu”. Chegou a ser aluno de Carlos Gracie e se destacou como militante no desenvolvimento de uma das lutas mais praticadas no mundo.

Quando se mudou para o Japão, onde permaneceu por 5 anos se aperfeiçoando com técnicas de diversas artes. Em seu retorno ao Brasil, agora já ao Rio de Janeiro com a bagagem cheia, Osvaldo ajudou a família Gracie a aperfeiçoar movimentos e passou a dar aula na tradicional academia.

O grande Mestre tem em seu histórico e invejável círculo de alunos nomes como: Vitor Belfort, Amaury Bitetti, Paulo Filho, Rodrigo Minotauro, João Roque, Zé Mario Sperry, Paulo Caruso, Carlos Gracie Júnior, Fredson Paixão, Sérgio Penha e alguns amazonenses como Ronaldo Jacaré, Bibiano Fernandes.