Início Amazonas Ministério Público de Contas ranqueia governo Wilson Lima com Nível Elevado em...

Ministério Público de Contas ranqueia governo Wilson Lima com Nível Elevado em confiabilidade

Ministério Público de Contas

O Governo Wilson Lima tem avaliação Nível Elevado no Primeiro Ranking de Controle Interno apresentado pelo Ministério Público de Contas (MPC-AM) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O resultado demonstra que o Executivo Estadual cumpre as demandas legais no combate às irregularidades na gestão pública estadual.

O Primeiro Ranking de Controle Interno foi divulgado quarta-feira (18) pelo MPC-AM.

Além do Governo do Estado, também foram avaliados Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), TCE-AM, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ministério Público do Estado (MPE-AM), Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), além de prefeituras e câmaras de vereadores do Amazonas para diagnosticar o grau de eficiência no combate às irregularidades nos órgãos públicos. A avaliação teve três classificações: Deficiente, Mediano e Elevado.

No âmbito estadual, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) é órgão responsável pela coordenação da Política de Controle Interno e de Transparência do Poder Executivo Estadual.

Para o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, o resultado da avaliação reforça o compromisso que o governador do Estado, Wilson Lima, e o vice-governador, Carlos Almeida, têm com a transparência das informações e da gestão pública com o cidadão amazonense.

“O resultado deste ranking ratifica o compromisso, o trabalho e o esforço adotados por essa nova administração na busca da eficiência dos serviços oferecidos à população fazendo sempre as coisas corretas e de forma transparente, gerando o melhor controle dos gastos públicos”, disse o controlador.

Para a subcontroladora-geral de controle interno, Lúcia Magalhães, a classificação positiva no ranking divulgado pelo MPC é o retorno dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano junto aos órgãos e entidades do estado com foco no aperfeiçoamento dos mecanismos de controle no Amazonas.

“É um retorno de todo o esforço dedicado em 2019 pela CGE, que é o órgão de controle da esfera estadual, com o intuito de aperfeiçoar os mecanismos de transparência, de publicidade da aplicação dos recursos, da prestação do serviço à sociedade. Demonstra de fato que o Estado cumpre as demandas legais e principalmente as demandas do TCE-AM”.

O resultado apresentado pelo MPC pode ser conferido no site www.mpc.am.gov.br .

Sair da versão mobile