“Natal em todos os tempos” emociona público em celebração na Escola de Artes e Turismo da UEA

Com uma série de performances repletas de emoção, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) promoveu, na segunda-feira (16/12), o “Natal em todos os tempos”. Professores, alunos e funcionários da instituição encantaram o público com apresentações que uniram os cursos de Música, Dança, Teatro e Turismo em uma celebração artística alusiva ao nascimento de Jesus, na área externa da unidade, localizada na avenida Leonardo Malcher, no bairro Praça 14 de Janeiro.

“Natal em todos os tempos” emociona público em celebração na Escola de Artes e Turismo da UEA

O evento, realizado desde 2003, é uma das mais tradicionais ações de extensão universitária da Esat/UEA e tem como objetivo proporcionar uma experiência cultural e espiritual marcante durante o período natalino. Nesta edição, o público foi transportado por diferentes épocas e estilos artísticos, celebrando a essência do Natal com interpretações que resgataram a história do nascimento de Cristo e suas simbologias.

Para a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, o “Natal em todos os tempos” reafirma o compromisso da UEA com a promoção da arte, da cultura e da integração comunitária.

“Esse evento, que une professores, alunos e funcionários em um esforço coletivo, vai além de uma celebração natalina: é uma oportunidade de levar emoção, reflexão e o verdadeiro espírito do Natal para a sociedade. É uma honra para nós, enquanto instituição, sermos palco de iniciativas como essa, que mostram o poder transformador da educação e da criatividade”, destacou a vice-reitora.

As professoras Hirlândia Milton e Yara Costa, coordenadoras do evento, ressaltaram a importância da integração entre a universidade e a sociedade, dando oportunidade para que comunidade externa possa conhecer mais sobre os projetos da Esat e vivenciar a história do Natal por meio de apresentações cênicas, musicais e de dança.

“Este evento não é apenas uma ação artística, mas um momento de união, fraternidade e reflexão sobre o verdadeiro espírito do Natal. Ele mobiliza toda a escola e a comunidade, fortalecendo os laços entre todos e destacando a importância da arte na construção de uma sociedade mais solidária e acolhedora”, afirmou a professora.

Talentos enriquecidos

Flávia Cristina, 13 anos, violonista integrante do Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas (Probijam), falou sobre sua participação no evento. Para ela, a experiência é enriquecedora e gratificante.

“Participar deste evento é uma oportunidade maravilhosa! Desde pequena estou na UEA e sempre faço questão de estar presente no ‘Natal em todos os tempos. A experiência é muito importante para o meu crescimento musical e pessoal. Recomendo para quem deseja participar, porque é uma ótima forma de aprender e ocupar a mente das crianças de maneira positiva”, destacou a jovem musicista.

A iniciativa, idealizada pelas professoras Hirlândia Milon, do curso de Música, e Yara Costa, do curso de Dança, contou com o apoio dos docentes Cláudia Menezes (Turismo), Gislaine Pozzetti (Produção Audiovisual), Adroaldo Cauduro (Música); além de Yan Cerqueira, Deryck Bulcão e Tainá Nascimento. O trabalho colaborativo também envolveu alunos dos cursos, consolidando a integração entre as áreas de artes e turismo como um dos diferenciais do evento.

Programação

A edição deste ano do “Natal em todos os tempos” contou com apresentações de importantes projetos de extensão da Esat/UEA, evidenciando a riqueza e diversidade artística da instituição. Entre as projetos participantes, estiveram o Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas (Probijam), o Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Musical (Lapem) e o Coral Tubones, sob a coordenação do Prof. Dr. Fabio Carmo, do curso de Música.

O evento também trouxe as apresentações emocionantes do Madrigal UEA, dirigido pelo professor Adroaldo Cauduro; projeto de Dança Entrecorpus, coordenado pelo professor André Duarte; grupo Camerata de Choro da UEA, coordenado pelo professor Arcângelo Brasil; Programa Musicando e Laboratório de Ensino e Aprendizagem Musical (LEAM), coordenados pelo professor Assen Anguelov e professora Miroslava Krastanova.

As apresentações uniram talento e dedicação, encantando o público com uma programação que celebrou o espírito natalino por meio da arte.