O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), lançou, neste sábado (13/05), a campanha de multivacinação contra diversas doenças imunopreveníveis no estado. O lançamento aconteceu no Centro de Educação em Tempo Integral (E.E.T.I) Professor Garcitylzo do Lago e Silva, localizado no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
A campanha ocorre no segundo semestre deste ano em 24 estados e no Distrito Federal, porém o Amazonas e Acre serão os dois estados que vão antecipar a imunização contra a poliomielite a partir deste mês. O adiantamento da vacinação nas duas localidades ocorre em razão da confirmação de um caso de poliomielite no Peru, que faz fronteira com os dois estados.
Para o secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad, a atenção é redobrada para a imunização contra a doença. Dos 62 municípios do Amazonas, 35 encontram-se em risco muito alto, 9 em risco alto, 13 em risco médio e 5 em risco baixo de apresentarem eventos ou surtos da poliomielite.
“É uma campanha de multivacinação, com foco na poliomielite. No entanto, também vamos conferir a carteira vacinal e aproveitar o momento para completar as vacinas que estão atrasadas no calendário”, disse.
As ações de multivacinação incluirão crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para ampliar a cobertura vacinal desse público no estado. Também serão ofertadas nesta estratégia todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha, como a influenza e a Covid-19, para o público-geral.
“O foco da campanha de vacinação é de até 15 anos, mas isso é apenas para atualização da carteira de vacinação. As vacinas estão disponíveis para toda faixa etária, então procurem atualizar, seja qual for a idade”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A mãe Andrezza Laureen, de 37 anos, trouxe os dois filhos para tomarem a 3ª dose da vacina contra a Covid-19.
“Sempre se vacinaram no momento certo e na data certa. Quando tem as campanhas, trago os dois junto com as cadernetas para a vacinação ficar em dia”, falou.
Também participaram da abertura da campanha o diretor do departamento de imunização e doenças imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti; assessora de imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Lely Guzmám; e a secretária executiva adjunta da capital da Seduc, Regina Ortiz.
Dia D da Multivacinação
Também faz parte da programação da campanha, a realização do “Dia D da Multivacinação”, no dia 20 de maio em todo o estado. Nesta data, haverá uma mobilização em massa para vacinar o maior número possível de pessoas em um curto período de tempo.