Nicolau visa maior produtividade na Saúde do Amazonas

ricardo nicolau
Foto: Marcelo Cadilhe

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), defende uma mudança no regime de pagamento dos procedimentos cirúrgicos, além de um sistema de gestão integrada que garanta o abastecimento de insumos para dar mais produtividade às unidades públicas de saúde do Estado. 

As medidas, de acordo com Ricardo Nicolau, podem acelerar o atendimento dos pacientes e diminuir as filas para cirurgias eletivas. 

“Para o atendimento de urgência, lógico, é preciso ter o médico de plantão. Porém, para as cirurgias eletivas o ideal é pagar por produção. Se o médico fizer dez cirurgias, ele receberá pelas dez cirurgias. Hoje, como é feito um valor fixo, independentemente do médico fazer ou não a cirurgia, ele é pago.  A mudança no modelo de remuneração vai trazer produtividade”, afirma Ricardo Nicolau, que é gestor hospitalar no setor privado há mais de 30 anos.

“O hospital 28 de Agosto atende pacientes cardíacos e não tem um aparelho de hemodinâmica (exame que identifica obstruções das artérias). Com isso, o paciente é encaminhado para o hospital Francisca Mendes. O paciente que precisa de atendimento neurológico esbarra com a falta de ressonância magnética no hospital João Lúcio. Acredito na agillidade e quero mudar a dinâmica que está acontecendo”, enfatiza.