Quando as urnas estavam com 95% dos votos e 1.006.615 votos, o governador Wilson Lima, do União Brasil, já estava matematicamente reeleito ao comando do Amazonas neste domingo 30/10.
Wilson e Tadeu (vice na chapa), do Avante, deverão ser diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
O candidato e Senador Eduardo Braga, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que disputou o segundo turno contra Wilson, obteve pouco mais de 700 mil de votos, consolidando, o segundo lugar na disputa.
Wilson bateu o próprio recorde da votação que obteve em 2018, quando teve mais de 1 milhão de votos.
Até o momento, Wilson Lima obtém mais 1.038.492 votos. com 99,89% das urnas apuradas.
Wilson Lima
Filho de José Lins de Lima, já falecido, e de Maria Miranda Lima, Wilson Lima é natural do município de Santarém, no Pará. Começou a trabalhar aos 15 anos como professor de inglês e locutor de rádio em Itaituba, no Pará, onde também foi apresentador de televisão. Com 17 anos de idade, fez um curso de Gestão Turística e foi trabalhar numa agência de viagens, experiência que o levou a ser assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba por quatro anos. Em Santarém, começou a carreira como repórter na TV Tapajós, filiada à Rede Globo e, em 2006, mudou-se para Manaus, capital do Amazonas, para trabalhar como repórter e apresentador de rádio.
Bacharel em comunicação social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins (2011), entre 2010 e 2018, Wilson Lima apresentou o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica, líder de audiência no estado do Amazonas.
Wilson Lima é casado com a professora Taiana Lima e é pai de três filhos.
Colaborações de TRE-AM, Portal A Crítica