Adultos, crianças e idosos indígenas moradores do Parque das Tribos e das comunidades Waikiru e Y’Apyrehyt, todas na zona Oeste, receberam atendimentos e serviços de saúde em ação da Prefeitura de Manaus promovida nesta quarta-feira, 19/4. A iniciativa faz parte de uma agenda de ações que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza ao longo deste mês em alusão ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).
No Parque das Tribos, que fica no bairro Tarumã e abriga mais de 800 famílias de dezenas de etnias, equipes do Distrito de Saúde (Disa) Oeste ofertaram atendimento médico e de enfermagem, testagem rápida para IST/HIV, vacinação contra Influenza, além de roda de conversa, marcação de exames e consultas via Sistema de Regulação (Sisreg), e apresentações culturais. Nas comunidades Waikiru e Y’Apyrehyt, no bairro Redenção, os indígenas da etnia sateré-mawé receberam vacinação, palestras e apresentação cultural.
A programação é coordenada pela Divisão de Promoção de Equidade às Populações Vulneráveis da Diretoria de Atenção Primária (Diveq/DAP) da Semsa. A chefe da divisão, Ana Mádria Fonseca, aponta que a Semsa vem atuando para ampliar o acesso das populações indígenas ao atendimento básico de saúde, em conformidade com a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, que preconiza um fluxo diferenciado dos serviços voltados a essa população, considerando suas especificidades.
“Essas ações já fazem parte do serviço da Semsa, e acontecem durante o ano todo. Temos o serviço de mapeamento e cadastramento dessas comunidades dentro do município de Manaus, onde temos mais de 77 comunidades indígenas, todas cadastradas, mapeadas e vinculadas as nossas unidades de saúde”, ressalta Ana Mádria.
O cacique do Parque das Tribos, Ismael Munduruku, assinalou o esforço constante da secretaria em levar serviços de saúde para as comunidades, a exemplo da vacinação contra a Covid-19, destacando que isso contribui para facilitar o acesso das famílias aos atendimentos e exames de que necessitam.
“Tem atendimentos de saúde, tem fisioterapia aqui no Parque das Tribos, e não precisa passar por tanta burocracia. As mulheres podem fazer o exame preventivo no dia em elas puderem vir e não precisa marcar. Isso é muito importante. Sou muito grato ao Distrito Oeste, à Semsa Manaus, por dar importância às populações indígenas, principalmente a nossa comunidade Parque das Tribos. Estão muito presentes aqui”, afirma.
A moradora do Parque das Tribos, Ana Cristina Carvalho, levou o filho para ser atendido pelos profissionais da Semsa e aprovou a iniciativa.
“Vim aqui para consultar meu filho. A Semsa veio trazer o serviço para nós, o que é ótimo. É muito bom, não tenho do que reclamar”, salientou.
Agenda
A programação no Parque das Tribos e nas comunidades sateré-mawé faz parte de uma série de ações que o Disa Oeste realiza desde o início de abril, voltadas às populações indígenas que vivem no contexto urbano da capital. A agenda iniciou no dia 4/4, com oficinas enfocando o papel das lideranças indígenas nas ações de saúde e os avanços e desafios na saúde indígena. No dia 11/4, agentes do distrito realizaram um mutirão de atualização e novos cadastros no Parque das Tribos.
As equipes do Disa Oeste também levaram serviços de saúde a outras comunidades, entre elas a Nações Indígenas, no dia 12/4, e a Associação Indígena Unindo as Etnias (Aiue), no dia 14/4. Na terça-feira, 18/4, na comunidade Jurupari, os profissionais realizaram 24 consultas de enfermagem e 15 atendimentos da Assistência Social, além da aplicação de 58 vacinas contra a Influenza.
No dia 25/4, a programação chega à comunidade Waikiru, no bairro Tarumã, que vai receber atendimentos de enfermagem, vacinação e roda de conversa.
Parceria
Também neste mês, a Semsa promove uma agenda de atividades em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, voltadas para o reforço da atenção, cuidado e promoção à saúde da população indígena nos contextos urbano e rural de Manaus, abrangendo os cinco Distritos de Saúde da secretaria. Nesta quinta-feira, 20/4, agentes do Disa Leste e da Cáritas atendem famílias da Associação dos Índios kokama, situada no bairro Puraquequara.
O cronograma em parceria com a instituição prevê ainda ações nas comunidades Waikiru Tarumã, com profissionais do Disa Oeste, no dia 25; Kokama, no bairro do Céu, com agentes do Disa Sul; e Wotchimaücü, no bairro Cidade de Deus, com equipes do Disa Norte. As comunidades Centro Cultural Lua Verde, também no Cidade de Deus, na zona Norte, e Jurupari, no Tarumã-Açu, receberam ações nos dias 15 e 18/4, respectivamente.