Novos guardas municipais concluem treinamento com Canil do GTAM

boa vista
Foto:­­­ Giovani Oliveira

Os novos guardas municipais, empossados em janeiro deste ano, concluíram neste sábado, 26, o treinamento de nivelamento para o Canil do Grupo Tático Municipal (GTAM). O treinamento dos cães é feito de acordo com a especialidade de cada um, divididos em faro de drogas, abordagem e socialização.

“Durante quatro dias de capacitação eles foram orientados a identificar necessidades básicas dos animais, técnicas do emprego de agentes químicos na atuação com cães, figuração para o trabalho de guarda e proteção, inicialização para o trabalho de guarda e manejo alimentar”, disse o coordenador do curso, André Real.

Os cachorros atuam nas missões de captura de foragidos durante o policiamento ostensivo nas ruas da cidade, além das ocorrências de roubo, furto, consumo e tráfico de entorpecentes, dentre outros ilícitos nos quais sua intervenção seja necessária, tanto para agilizar ações como para avançar nos resultados.

A GCM 2ª Classe, Débora Morais destacou a importância do curso para o fortalecimento da segurança na capital.

“Foram muitos aprendizados e estou muito grata. Essa capacitação, além de trazer visibilidade para o trabalho desenvolvido no canil, vai se refletir diretamente na segurança da população. Os cães impõem respeito e deixam meliantes intimidados”, disse.

Conforme a GCM 3ª Classe M. Rêgo, esse nivelamento é essencial para os guardas que estão entrando agora. “Durante o curso aprendemos a melhor forma de trabalhar com os cães para prestar um serviço de maior qualidade para a população”, contou.

O Canil do GTAM conta atualmente com quatro cães, sendo três pastores belgas de malinois e um rottweiler. Além de tratados com muito amor e carinho, os animais recebem uma alimentação balanceada e saudável, contando ainda com acompanhamento veterinário sempre que preciso.

GAM – Esta semana eles também participaram do treinamento de nivelamento para o Grupo de Ações Motorizadas (GAM), que teve o objetivo de desenvolver habilidades de pilotagem e técnicas de abordagem para atuar nos bairros da capital. A capacitação acontece desde 2018 e é feita uma vez a cada semestre do ano.