Início Amazonas Cultura | AM ‘O Mundo Encantado do Natal’ leva mais de 175 mil visitantes ao...

‘O Mundo Encantado do Natal’ leva mais de 175 mil visitantes ao Largo São Sebastião em dezembro

Feira de Natal no Largo São Sebastião. Foto: David Martins

A programação de ‘O Mundo Encantado do Natal’, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, transformou o centro histórico da cidade em um cenário de magia e encanto durante o mês de dezembro. Encerrado dia 23 de dezembro, o evento reuniu mais de 175 mil visitantes, no Largo São Sebastião e nos espaços culturais do entorno, consolidando-se como um dos principais eventos culturais e turísticos do estado.

Largo São Sebastião

O Largo de São Sebastião foi o grande destaque da programação, com apresentações artísticas, de quarta a domingo. Com uma árvore de Natal de 23 metros e o tema “Carrossel da Imaginação”, o espaço atraiu cerca de 148 mil pessoas ao longo do evento, oferecendo um verdadeiro espetáculo de luzes, música, paradas natalinas e cenários interativos. Além de reunir cerca de 30 mil pessoas na inauguração da ornamentação do espaço, no dia 1º de dezembro, outro ponto alto no local aconteceu no dia 8 de dezembro, na estreia do musical Pedro e Paula, no Teatro Amazonas, quando 25 mil visitantes prestigiaram as atrações no Largo, em uma única noite.

Também receberam atrações artísticas, o Palacete Provincial, o Teatro Gebes Medeiros, o Parque Rio Negro e o Teatro da Instalação. Ao todo, mais de 200 artistas foram contratados para as programações dos espaços culturais do Centro.

Fábrica do Papai Noel

A Fábrica do Papai Noel, localizada no Centro Cultural Palácio da Justiça, recebeu um total de 8,7 mil visitantes. O espaço foi ambientado com elementos natalinos e contou com uma média de 465 visitas por dia, garantindo uma experiência mágica para crianças e adultos. A atração exigiu agendamento prévio, garantindo organização e acessibilidade ao público.

Espetáculo ‘Pedro e Paula’

O musical natalino ‘Pedro e Paula’, apresentado no Teatro Amazonas, emocionou o público ao narrar uma história que celebra a magia do Natal. Com sessões lotadas, o espetáculo esteve em cartaz por 16 dias, sendo prestigiado por mais de 8,6 mil pessoas.

O espetáculo também se destacou por sua atenção à acessibilidade, com 290 pessoas com deficiência (PCDs) atendidas ao longo das apresentações. Os espaços acessíveis do Teatro Amazonas garantiram a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência, autistas, pessoas com baixa visão e mobilidade reduzida e deficientes auditivos, reforçando o compromisso do Governo do Estado em tornar a cultura acessível a todos.

Casa dos Brinquedos Encantados

Destinada a crianças de até cinco anos, a Casa dos Brinquedos Encantados, instalada na Casa das Artes, recebeu mais de 4,4 mil visitantes. A proposta lúdica resgatou memórias dos brinquedos atemporais e promoveu a criatividade das crianças, com sessões cuidadosamente planejadas para proporcionar uma experiência única.

Exposição:

‘Amazônia em Festa Natalina’

A exposição “Amazônia em Festa Natalina”, realizada no Teatro Gebes Medeiros, contabilizou 7,8 mil visitas. Com mais de 50 presépios que mesclam tradição e inovação, a mostra trouxe um olhar amazônico para a celebração natalina, destacando o talento dos artesãos locais.

Valorização cultural e legado natalino

Com atrações diversificadas e acessíveis ao público, “O Mundo Encantado do Natal” reforçou o compromisso do Governo do Amazonas em promover a valorização cultural e artística no estado.

Para o secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, o sucesso do evento demonstra a importância de iniciativas que celebram as tradições natalinas e envolvem a comunidade:

“‘O Mundo Encantado do Natal’ é um exemplo de como a cultura tem o poder de unir as pessoas e trazer encantamento. Ver famílias inteiras participando das atrações, celebrando juntas e vivenciando a magia do Natal é a maior recompensa para todos os que se dedicaram a realizar este evento”, afirmou o secretário.

Encerrada com grande sucesso, a programação deixou um legado de alegria, união e inclusão para os amazonenses e turistas que vivenciaram a magia do Natal no coração de Manaus.

Sair da versão mobile