O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade apresenta proposta para melhorar a saúde básica municipal

Foto: Divulgação assessoria do Pré-candidato

Na noite desta quarta-feira, 19 de junho, o bairro Cachoeirinha, um dos mais tradicionais de Manaus, recebeu a visita do pré-candidato Roberto Cidade (UB). Em duas reuniões realizadas no bairro, Cidade apresentou as principais diretrizes de seu Plano de Governo.

A primeira reunião foi dedicada aos conselheiros tutelares, onde, além de apresentar seu Plano de Governo, o pré-candidato ouviu sugestões de melhorias na atenção à criança e ao adolescente, que poderão integrar seu programa de gestão.

“Conheço bem o bairro da Cachoeirinha. Meu pai tinha um comércio aqui, e eu já trabalhava com ele. Muita coisa mudou de lá para cá, mas infelizmente outras questões não evoluíram como deveriam, especialmente a proteção de crianças e adolescentes.” afirmou Cidade.

Na segunda reunião, realizada na quadra do G.R.E.S Andanças de Ciganos, Roberto Cidade reforçou a necessidade de Manaus assumir a responsabilidade sobre a saúde básica e oferecer atendimento 24 horas à população.

Segundo Cidade, o SUS deixa de destinar R$ 700 milhões anuais à capital porque a Prefeitura de Manaus nunca apresentou um projeto de construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Manaus é a quinta capital do país em arrecadação e, mesmo assim, tem uma saúde básica deficitária. É a única entre as 10 maiores capitais do Brasil que não possui pronto-socorro municipal, sobrecarregando o atendimento de média e alta complexidade do Estado. Por mais desafiador que seja, vamos assumir a responsabilidade pela saúde básica. Vamos financiar esse atendimento com recursos do SUS,” adiantou.

O Plano de Governo do pré-candidato prevê a implementação de 12 UPAs ao longo de quatro anos, oferecendo consultas, exames básicos e a distribuição de medicamentos.