As máquinas da Prefeitura de Manaus trabalham em ritmo acelerado comandadas por uma equipe de 30 homens da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), na comunidade Canto do Sabiá, localizada no bairro Parque Riachuelo, zona Oeste da capital. Os trabalhos são realizados de forma emergencial, na comunidade que recebe infraestrutura pela primeira vez.
As ruas, todas em solo natural, receberam serviços de limpeza da camada vegetal e, nesta terça-feira, 13/9, passam por trabalhos de drenagem profunda e terraplanagem. A responsável pela obra, engenheira Socorro Diniz, disse que a meta é conter as alagações na área e garantir trafegabilidade aos moradores.
“Os moradores solicitaram os serviços e, de imediato, esses pedidos foram atendidos pelo prefeito David Almeida e pelo secretário Renato Júnior. Antes de aplicarmos o asfalto estamos preparando o solo em todas as vias da comunidade, com drenagens e terraplanagem em todas as áreas críticas, para evitar alagações e para que o asfalto possa ter grande durabilidade”, afirmou a engenheira.
Com a nova rede de drenagem implantada, a passagem das águas pluviais vai ocorrer de forma correta. Antes, os terrenos na comunidade Canto do Sabiá absorviam água tornando constantes as alagações em diversas residências.
Em torno de 200 famílias na comunidade Canto do Sabiá vão ser beneficiadas com a obra, entre elas, a dona de casa Etelvina Marques, 54, que já teve a casa alagada diversas vezes.
“Era só chover que começava o desespero. A rua é assim, como você vê, toda de barro, daí formava um grande lamaçal e a água entrava toda dentro de casa. Hoje, eu já vi chegar um caminhão de asfalto da prefeitura e digo que é um sonho realizado”, afirmou.
Ao todo, 12 vias da comunidade Canto do Sabiá vão ser pavimentadas, com mais de 600 toneladas de massa asfáltica que já começaram a ser aplicadas em duas vias. Além do asfalto, a comunidade também receberá serviços de drenagem superficial, com a implantação de calçadas, meio-fio e sarjeta.