Início Amazonas Saúde | AM Obras do Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero seguem...

Obras do Centro de Prevenção do Câncer do Colo do Útero seguem avançando em Manaus

Visita técnica Centro de Prevenção do Câncer. Foto Evandro Seixas

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, e autoridades participaram, nesta quarta-feira (03/04), de visita técnica às obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu).

O centro está sendo construído anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). As obras avançam e a previsão é de conclusão em julho deste ano.

O câncer de colo uterino é o que mais acomete as mulheres do Amazonas, com uma estimativa anual de 610 novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Estiveram presentes o deputado Delegado Péricles (PL), responsável pelo envio de R$ 4 milhões em emendas para a construção, além do diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, do secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo e da ginecologista Mônica Bandeira.

A FCecon é a unidade referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da conização em todo o Amazonas. O procedimento é uma pequena cirurgia que retira as lesões pré-malignas do colo do útero, causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), detectadas no exame preventivo, evitando que evoluam para o câncer.

A conização é um procedimento ambulatorial, em que a paciente recebe alta após a cirurgia, no mesmo dia, sem precisar ficar internada. Para ampliar o acesso das mulheres ao procedimento, está sendo construído o Cepcolu anexo à FCecon. O centro terá quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos e cursos.

Plano de ação

De acordo com a secretária Nayara Maksoud, um plano de ação será formado para o funcionamento do Cepcolu, que atenderá mulheres do interior e da capital.

“A temática da neoplasia de câncer de colo de útero precisa ser colocada como prioridade. O governador Wilson Lima determinou que essa linha de cuidado seja colocada em prática em todas as áreas da Secretaria de Saúde”, afirmou.

Enfrentamento

A construção do Cepcolu é uma importante realização no enfrentamento ao câncer do colo do útero, que é uma doença 100% prevenível.

“Em pleno século 21, ainda tem mulheres morrendo de câncer de colo de útero. Essa obra, portanto, tem um apelo humanitário muito forte”, destacou o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.

Parceria

Desde agosto de 2023, a FCecon e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) trabalham em conjunto para a conclusão das obras do Cepcolu, através de um acordo de cooperação técnica.

“Assumimos a execução da obra ano passado. Hoje, a obra está avançando dentro do cronograma que está absolutamente no prazo”, afirma o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do mês de julho de 2024, quando será iniciada a instalação dos equipamentos e mobiliários para o funcionamento do Cepcolu.

Sair da versão mobile