Dois atletas testaram positivo para covid-19 pela primeira vez na Vila Olímpica de Tóquio, disseram autoridades neste domingo, em meio a crescentes preocupações sanitárias a poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos.
Os casos foram divulgados um dia após uma pessoa não identificada – que não é atleta – ter sido a primeira infectada pelo novo coronavírus na cidade, que receberá milhares de esportistas durante o evento.
A detecção de contágios aumentou a preocupação sobre os Jogos, que enfrentam críticas no Japão por temores de que eles tragam novos casos de covid-19 para um país que está lutando para conter um crescimento nas infecções.
A Vila Olímpica, um complexo de apartamentos e áreas de alimentação, receberá seis mil atletas em seu pico durante o evento, adiado em um ano devido à pandemia.
As Olimpíadas de Tóquio, que serão realizadas com portões fechados para evitar o contágio, têm pouco apoio do público japonês, segundo as últimas pesquisas.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, pediu no sábado aos torcedores japoneses que apoiassem os jogos, admitindo que está “bem ciente do ceticismo” que os cerca.