Olimpíadas em Risco? Ataques aos trens de alta velocidade agita a França

Foto: Divulgação Metrópoles

Na madrugada desta sexta-feira (26/7), o sistema francês de Trens de Alta Velocidade, conhecido como TGV (na sigla em francês), foi alvo de ataques coordenados de vandalismo. As autoridades acreditam que os atos de sabotagem ocorreram a poucas horas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Os ataques incluíram incêndios provocados, que afetaram principalmente as linhas de alta velocidade conectando Paris a outras regiões da França e a países vizinhos. As operações ferroviárias estão suspensas na manhã desta sexta-feira, mas a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos permanece confirmada.

Segundo a operadora ferroviária estatal, os “ataques incendiários” visaram instalações das linhas que conectam Paris a diversas regiões da França. A empresa destacou que o tráfego ferroviário será severamente impactado ao longo do fim de semana. As principais estações afetadas foram aquelas das linhas que ligam Paris a cidades como Lille, no norte, Bordeaux, no oeste, e Estrasburgo, no leste.

“Acreditamos que os incêndios foram intencionalmente provocados para danificar nossas instalações”, declarou a operadora de trens em um comunicado oficial. A polícia nacional está investigando o caso, mas ainda não há informações sobre a autoria dos ataques.

O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, postou no “X” que “condena veementemente estes atos criminosos” e que está trabalhando para restaurar o tráfego.

Não há relatos de feridos ou de prisões até o momento.

A Eurostar informou que o serviço ferroviário através do Canal da Mancha, que liga Londres a Paris, também foi interrompido. Além disso, os trens para a Bélgica estão suspensos nesta manhã de sexta-feira.