Omar Aziz atinge 39,4% dos votos válidos e fica a 1 dia da reeleição, aponta pesquisa Perspectiva

Omar Aziz Eleições 2022 Perspectiva
Foto: Pedro França/Agência Senado

A única vaga para o senado no Amazonas que o pleito de 2022 coloca em jogo, parece já ter um nome para chamar de seu. Trata-se do já atual senador Omar Aziz que vem despontando pesquisa após pesquisa para manter sua reeleição ao Senado.

A Perspectiva Pesquisas acaba de divulgar a sexta e última pesquisa de opinião pública antes do primeiro turno, e mantém os dados quanto a liderança, porém reduz as possibilidades do candidato Arthur Neto e Coronel Menezes de vir a serem eleitos senador pelo Amazonas.

Antes de apresentarmos os resultados, vamos destacar que divulgaremos apenas o cenário para votos válidos, condição que espelha com maior objetividade o percentual que cada candidato possui nesse momento, conforme a pesquisa divulgada.

 

Na disputa pela vaga ao Senado, o candidato Omar Aziz (PSD) segue na liderança na preferência do eleitorado amazonense, com 39,4% dos votos válidos (máximo: 41,9% e mínimo: 36,9%). O segundo colocado agora é o Coronel Menezes, com 27,4% das intenções de voto (máximo: 29,9% e mínimo: 24,9%). A vantagem do senador sobre o ex-superintendente da Suframa é de 12 pontos percentuais.

O ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) caiu para a terceira posição, com 21,5% (máximo: 24,0% e mínimo: 19,0%). Em quarto, o ex-deputado estadual Luiz Castro (PDT) obteve 8,5% (máximo: 11,0% e mínimo: 6,0%), seguido por Marilia Freire (PSOL), com 1,9%; Elissandro Bessa (Solidariedade), com 0,6%, e Peter Miranda (Agir), com 0,6%.

DADOS OBRIGATÓRIOS DA PESQUISA

Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código de número AM-08083/2022.

O universo amostral é de 1.500 entrevistas realizadas na capital amazonense e nos 24 maiores colégios eleitorais do interior do estado, entre os dias 28 e 30 de setembro do ano corrente.

A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95,0%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.