A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu dois homens, de 34 e 46 anos, por envolvimento em crimes ambientais, durante a Operação Yara Tupã. As ações policiais foram efetuadas na segunda-feira (16/12), nas zonas norte e leste de Manaus.
Na primeira ação, registrada por volta das 13h, os policiais militares receberam uma denúncia, via linha direta, informando que na avenida Cosme Ferreira, bairro Zumbi dos Palmares, havia pedaços de madeiras serradas, sem a documentação legal.
No local, o responsável relatou aos PMs que não possuía o documento para comercialização e armazenamento do material. Ele, juntamente com a materialidade, foi conduzido ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Mais tarde, por volta das 16h, os policiais militares receberam outra denúncia, relatando que no bairro Cidade de Deus, havia uma caçamba despejando resíduos sólidos em uma propriedade particular, localizada na rua Uirapuru. A denúncia apontava para o despejo do resíduo em uma área de proteção ambiental.
Durante as diligências, os PMs identificaram que o terreno fazia um declive limite com um igarapé, local de proteção permanente. Na ocasião, foi solicitado do responsável o documento de licença para a prática de despejo, e o mesmo informou que possuía apenas o contrato de compra e venda do terreno.
O homem, juntamente com a caçamba, foi conduzido ao 6º DIP.
Operação Yara Tupã
A Operação Yara Tupã é uma ação estratégica conduzida pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), com o objetivo de combater crimes ambientais na capital e em municípios do interior do estado. Utilizando policiamento terrestre e fluvial, a operação busca proteger a fauna, a flora e o equilíbrio dos ecossistemas, garantindo o cumprimento das leis ambientais no Amazonas.
Desencadeada em 3 de dezembro, já foram realizadas apreensões significativas, como madeira ilegal, pescado, animais silvestres e equipamentos usados em atividades criminosas, além de gerar prejuízo expressivo às práticas ilícitas, reforçando o compromisso com a preservação das riquezas naturais para as futuras gerações.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.