Os Membros do Conselho Nacional de Ouvidores dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP) elegeram, por aclamação, a Ouvidora-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, para assumir o cargo de Presidente do Conselho no Anuênio 2024-2025. A eleição ocorreu nesta quarta-feira, 11/08, durante a 68ª Reunião Ordinária do CNOMP realizada em Salvador, Bahia.
“Estamos vivendo um momento de grande orgulho para as nossas ouvidorias, pois houve um fortalecimento significativo do papel das ouvidorias, especialmente desde o início da pandemia. Assim como a nossa Presidente em exercício, Nádia, eu também desempenhei o papel de secretária por um ano e vice-presidente por um ano antes de assumir a presidência. Foi um processo de construção contínuo até chegar à presidência”, declarou a Ouvidora-Geral do MPAM, Jussara Pordeus.
Na ocasião, a nova diretoria do Colegiado e os vice-presidentes regionais foram eleitos, sendo o vice-presidente o Ouvidor-Geral do Espírito Santo, Humberto Alexandre Campos Ramos.
O evento contou com a presença de Ouvidores, Corregedores e Procuradores-Gerais de diversos Estados e ramos do Ministério Público brasileiro.
68ª Reunião Ordinária do CNOMP
Na 68ª Reunião Ordinária do CNOMP, foram discutidas iniciativas e projetos desenvolvidos pelas ouvidorias do país, propostas de planejamento para ações conjuntas e a definição do calendário de reuniões para o próximo ano, com a primeira reunião agendada para o mês de março de 2024, no Amazonas. Os participantes da reunião assistiram à palestra
“Padrões internacionais dos sistemas de ‘Ombuds’: uma contextualização para as Ouvidorias dos Ministérios Públicos Brasileiros”, apresentada pela Dra. Najla Nassif Palma, Ouvidora do Ministério Público Militar e eleita Secretária do CNOMP.