Parceria científico-social entre Hemoam e UEA mobiliza estudantes para coleta de sangue

Projeto já participou de 43 coletas de sangue com o Vampirão. Foto: Rúbia Braga/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia do Amazonas (Hemoam) realizou, nesta quinta-feira (25/05), uma coleta de sangue itinerante na Escola de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA). A ação aconteceu com a unidade móvel e recebeu apoio do projeto “Acadêmicos do Vampirão”, que põe em prática o conhecimento técnico de alunos finalistas dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia na coleta de sangue.

“É uma parceria científico-social e vejo como positiva. É um aprendizado muito valioso, daquilo que não se vê em sala de aula, e sim em uma prática efetiva. O ciclo do sangue é um mundo fascinante”, disse Graciela Chavez, enfermeira do Hemoam e professora da UEA, responsável pelo projeto de extensão.

A professora destacou também que o envolvimento dos estudantes somam esforços fundamentais no acolhimento e triagem dos doadores e, principalmente, quando acontece alguma intercorrência no processo de coleta com esse doador.

Acadêmica faz triagem de doadores pré-doação de sangue. Foto: Rúbia Braga

De janeiro até agora, os alunos do projeto já participaram de 43 campanhas de coletas itinerantes junto com o “vampirão”. Além de atuarem engajados na parte técnica da coleta, os finalistas também se envolvem na mobilização de doadores. Na ação realizada na ESA, foram mais de 60 alunos mobilizados para a doação de sangue.

Alunos finalistas atuam na prática sobre o processo de coleta de sangue. Foto: Rúbia Braga

A estudante de enfermagem, Gisele Colares, destacou que está entusiasmada com o projeto. “A gente não tem essa noção de como é ser enfermeira dentro do processo de doação e você vê que o enfermeiro tem o protagonismo nesse processo, porque é a gente que faz a entrevista, dá orientações, acompanha o doador durante, na supervisão, na gerência e no pós-doação”, comentou.

Foto: Rúbia Braga/Hemoam