Pelé faz 82 anos e ganha homenagens pelo mundo inteiro

Pelé é coroado como rei, com coroa e cetro, em jogo de despedida da Seleção Brasileira, no amistoso com a Áustria, que terminou em 1 a 1, no Morumbi, em São PauloArquivo / Agência O Globo - 10/07/1971 Agência O Globo

Mais um 23 de outubro se inicia com muita comemoração. O mundo do futebol celebra neste domingo o aniversário do maior atleta de todos os tempos. Nascido em Três Corações no dia 23 de outubro de 1940, o Rei Pelé comemora 82 anos de idade como o grande expoente que o esporte já viu, com feitos que ultrapassaram todos os limites, inclusive o de parar conflitos civis pelo mundo.

Maior artilheiro da história da seleção, com 95 gols marcados, Pelé levantou três dos cinco títulos de Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970) e revolucionou o futebol com sua genialidade e domínio completo de todos os fundamentos.

 

Foto. Reprodução Santos
Foto. Reprodução Conmebol
Foto. Reprodução CBF
Foto. Reprodução FIFA World Cup
Foto. Reprodução Julio Inglesisas

Foto. Reprodução Paulistão
Foto. Reprodução Federação Paulista de Futebol -FPF

Recentemente, Pelé sofreu com algumas cirurgias e constantes internações, mas segue firme para manter sua idolatria viva na mente dos amantes do esporte. Ele encerrou sua trajetória futebolística com números impressionantes: 1.282 gols, três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), e diversos outros títulos conquistados por Santos e seleção brasileira.

Revelado pelo Santos em 1957, Pelé assumiu o trono do futebol logo em sua primeira Copa do Mundo em 1958 aos 17 anos de idade. Com seis gols marcados, o Rei foi fundamental na conquista do Mundial disputado na Suécia e deu início a um reinado jamais visto no futebol.

Informações o Globo