Nesta segunda-feira, 26 de agosto, a pesquisa do Instituto Quaest, encomendada pela Rede Amazônica, revelou um novo cenário na corrida pela Prefeitura de Manaus. Roberto Cidade, candidato do União Brasil, ultrapassou o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e agora ocupa o segundo lugar nas intenções de voto. Segundo a pesquisa espontânea, Cidade alcançou 8% da preferência dos eleitores, superando Amom, que obteve 6%.
A pesquisa também mostra que Roberto Cidade, da coligação “Manaus Merece Mais”, pode atingir até 11% das intenções de voto, considerando a margem de erro de 3% para mais ou para menos. Por outro lado, Amom Mandel pode cair para 3% em um cenário menos favorável.
Realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, a pesquisa ouviu 900 eleitores de Manaus com 16 anos ou mais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número AM-09882/2024.
Crescimento de Roberto Cidade
O crescimento de Roberto Cidade também foi confirmado por uma pesquisa do instituto Direto ao Ponto, que apontou o candidato como o segundo mais forte na disputa pela Prefeitura de Manaus. No quinto levantamento realizado pelo instituto, Cidade obteve 18,5% das intenções de voto no cenário estimulado, ultrapassando Amom Mandel, que anteriormente mantinha a segunda posição desde a pré-campanha.
De acordo com o Direto ao Ponto, o crescimento de 2,6% em relação à pesquisa anterior, realizada em julho, reflete o fortalecimento da candidatura de Roberto Cidade no cenário eleitoral. No cenário estimulado, onde são apresentados aos eleitores os nomes e fotos dos candidatos, a popularidade de Cidade tem se mostrado crescente.
A Coligação “Manaus Merece Mais”
Roberto Cidade, que também é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), tem como candidato a vice o Coronel Menezes (PP). A campanha de Cidade conta com o apoio do governador do Amazonas, Wilson Lima, que é presidente estadual do União Brasil, além do apoio da maioria dos deputados estaduais.
A coligação “Manaus Merece Mais” reúne 294 candidatos a vereador de diversos partidos, incluindo União Brasil, Republicanos, Progressistas, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Renovação Democrática (PRD), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Podemos, fortalecendo a base política de Cidade na disputa pela Prefeitura de Manaus.