Início Brasil Polícia prende sócio de laboratório envolvido em laudos falsos de transplantes de...

Polícia prende sócio de laboratório envolvido em laudos falsos de transplantes de órgãos no Rio de Janeiro

14/10/2024 - Operação - DECON - Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor - Laboratório PCS Saleme - Fotos: Rafael Campos • Polícia Civil do Rio de Janeiro

Operação Verum e Prisões

A Polícia Civil do Rio de Janeiro desencadeou nesta segunda-feira (14) a Operação Verum, com o objetivo de prender quatro suspeitos ligados ao caso de transplantes de órgãos infectados pelo HIV. Até o momento, um sócio do laboratório PCS Lab Saleme, identificado como Walter Vieira, foi preso. Ele é médico ginecologista e responsável técnico do laboratório, e é apontado como responsável pela emissão de laudos com falsos negativos.

Investigação e Mandados de Busca

Os agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Para acessar a sede do PCS em Nova Iguaçu, a polícia precisou arrombar o local, que estava interditado desde a semana passada. As investigações revelam que os laudos falsificados, emitidos por um grupo criminoso, induziram as equipes médicas ao erro, resultando na infecção de pacientes, incluindo um que veio a falecer.

Ampliação das Investigações

A Decon investiga se o PCS Lab Saleme falsificou laudos em outros casos além dos transplantes, uma vez que o laboratório atendia a 10 unidades de saúde estadual. As autoridades afirmaram que diversas diligências estão em andamento para identificar todos os profissionais envolvidos neste esquema criminoso. Os envolvidos estão sendo investigados por uma série de crimes, incluindo falsidade ideológica, falsificação de documento e infração sanitária, e todos serão responsabilizados conforme sua participação nos delitos.

Sair da versão mobile