Ponte em rua do bairro São José é reconstruída pela prefeitura sobre duas linhas com 20 aduelas em concreto armado

Foto: Carlos Oliveira

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entrega, nesta quarta-feira, 29/5, com sete dias de obras, a ponte que fica sobre o igarapé da rua Rio Pitinga, localizada no bairro São José, zona Leste, que teve parte da estrutura comprometida por conta do volume das chuvas e o excesso de lixo descartado de forma irregular.

O subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, explica a atuação das pastas da prefeitura nessa obra, que já vem acontecendo na contenção de rip-rap.

“A prefeitura está há meses trabalhando no leito do igarapé, fazendo a sua contenção e uma canalização, que dará mais segurança aos moradores. Havia um sistema de drenagem, existia uma rede de adutora que passava ao longo também da ponte, e com o seu rompimento acelerou também esse processo da ponte. Esse antigo sistema não era convencional, mas agora fizemos uma implantação em sistema de aduelas para restaurar a travessia e restabelecer o tráfego de veículos aqui no local”, explica Efrain.

Na última segunda-feira, 20/5, a equipe técnica de engenharia da secretaria de Obras se reuniu no local após serem notificados com o risco de desabamento da ponte, em seguida as máquinas chegaram na área e as equipes atuaram de forma emergencial na demolição da ponte.

Com cinco dias de trabalho, 20 novas aduelas foram implantadas com a função de canalizar de forma correta as águas pluviais, evitando alagamentos ou novos riscos de desmoronamentos, além de permitir a travessia de forma rápida e segura da comunidade. Na sequência foram realizados o aterro hidráulico e a aplicação de asfalto.

Outras pastas, como as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), trabalharam prestando apoio às famílias.

“O prefeito David Almeida determinou que moradores fossem assistidos e colocados em um aluguel social junto à Semasc. A Defesa Civil já havia feito a visita, e a equipe de desapropriação da Seminf executou o levantamento dos locais das áreas danificadas. Essa é a gestão do prefeito, ele tem buscado sempre essa humanização, e a gente sabe que a infraestrutura é uma situação muito delicada na nossa cidade, mas a gente tem buscado trabalhar muito para solucionar problemas como esses”, concluiu o subsecretário.