Início Brasil TV e Famosos Por “INTERESSE ELEITORAL” Governo Federal dobra gastos com publicidade na Rede Globo

Por “INTERESSE ELEITORAL” Governo Federal dobra gastos com publicidade na Rede Globo

Governo Federal Rede Globo Jair Bolsonaro
Foto: Divulgação

Mesmo sendo conhecido pelos recorrentes ataques à Rede Globo, o governo de Jair Bolsonaro (PL) praticamente dobrou o gasto com publicidade na emissora quando comparados os períodos entre janeiro e junho de 2021 e 2022.

De acordo com levantamento realizado pelo portal UOL, entre 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a emissora recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já no mesmo período de 2022, a Globo recebeu R$ 11,4 milhões, o que significa um aumento de 43%. Os dados são da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom), responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.

Além do valor, houve mudança também no perfil das publicidade. Em 2021, o governo havia comprado 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e apenas 10 para materiais categorizados como institucionais. Já em 2022, foram 72 campanhas institucionais – o que representa um crescimento de 86% neste tipo de publicidade -, e apenas 2 de utilidade pública – ou seja, 92% a menos deste tipo de publicidade.

O valor investido em publicidade na Rede Globo em 2022 representa 42% do total destinado à compra de espaço publicitário na emissora durante o Governo Bolsonaro. Considerando o período entre 1° de janeiro e 21 de junho dos quatro anos de mandato do presidente, R$ 27,5 milhões foram destinados à emissora por publicidade.

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