O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), dirigiu-se à sede da Polícia Federal para denunciar a propagação de um áudio falso, atribuído a ele nas redes sociais. O material, gerado por meio de Inteligência Artificial, reproduz a voz do prefeito proferindo insultos contra os professores.
Na gravação fraudulenta, a voz fictícia critica os educadores por reivindicarem o pagamento do Fundeb. Indignado com a situação, David Almeida expressou sua determinação em adotar medidas legais para identificar e responsabilizar os responsáveis pela disseminação do conteúdo falso.
Em suas declarações à imprensa, o prefeito afirmou: “Eu saio daqui e vou direto na delegacia registrar o boletim de ocorrência para que a gente possa matar o mal pela raiz. Já identificamos quem disparou, quem é o administrador do grupo, que também está passível de punição. Comete crime quem dissemina, quem administra grupos, esse administrador tem responsabilidade civil e nós vamos identificar, praticamente já identificamos e eu vou agora formalizar.”
David Almeida destacou que encara o ataque como parte de uma estratégia de seus adversários políticos e lamentou o adiantamento do processo eleitoral, que o colocou como alvo de diversos ataques antes do previsto. O prefeito expressou o desejo de discutir eleições apenas após o Carnaval, ressaltando a importância de um debate político mais equilibrado e construtivo.