A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), será uma das parceiras do curso de medicina da Faculdade Cathedral. O apoio ocorrerá por meio de convênio com algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, permitindo que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, no chamado período de internato médico, a fase final.
É o momento onde os estudantes, sob supervisão de médicos experientes, colocam em prática o que aprenderam em sala de aula, atuando diretamente no atendimento de pacientes em diversas áreas da medicina, como clínica geral, pediatria, ginecologia e cirurgia, por exemplo.
A aula inaugural do curso ocorreu nesta sexta, 20, no auditório da Faculdade Cathedral, reunindo os 60 alunos aprovados. De acordo com o coordenador, Alex Jardim, é um momento histórico para Roraima, que trará consideráveis transformações.
“É um curso novo, em uma instituição muito experiente e que está sendo montado numa construção coletiva a muitas mãos, por profissionais experientes em educação médica. É uma oportunidade de oferecer para a sociedade, no futuro próximo, médicos muito bem formados para poder atender e alavancar o crescimento da medicina no Estado”, destacou.
Arthur Henrique esteve entre os convidados para participar da Aula Magna e destacou o compromisso da Prefeitura de Boa Vista em contribuir para a concretização do curso.
“É um momento muito aguardado para Boa Vista, uma das capitais que mais cresce no Brasil. A criação do curso de medicina atende à crescente demanda por saúde em nossa cidade, oferecendo oportunidades de formação para novos médicos. Nosso objetivo é garantir que esses profissionais, após formados, permaneçam aqui, contribuindo para a qualidade de vida da população. Parabéns a todos os acadêmicos por iniciarem esse grande desafio”, ressaltou o prefeito.
O convênio entre cursos de medicina e hospitais públicos, privados e Unidades Básicas de Saúde (UBS) é um requisito do Ministério da Educação (MEC) para garantir que os estudantes tenham a experiência prática necessária durante sua formação.