Prefeitura de Manaus promove ação de cidadania alusiva ao ‘Agosto Lilás’ na zona Leste

subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc Graça Prola. Foto: Divulgação Semasc

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Associação de Servidores da Universidade Federal do Amazonas (Assua), promoveu, nesta sexta-feira, 18/8, uma ação de cidadania alusiva a campanha “Agosto Lilás”, de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Encabeçada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sul e realizada na sede da Assua, localizada no bairro Coroado, zona Leste, onde o equipamento atualmente está locado, a ação contou com a oferta de diversos serviços gratuitos para a população, como orientação jurídica, atendimentos básicos de saúde e cadastro para vagas de emprego, além de palestras alusivas ao tema da campanha e atividades esportivas.

“Na política de assistência social, os Creas são responsáveis pelo atendimento de pessoas e famílias, cujos vínculos familiares estão sob risco de rompimento, como é o caso de mulheres vítimas de violência. Estamos convictos de que a ação de hoje, por trabalhar um tema delicado com um público ainda mais delicado, é de extrema importância para todas as mulheres e famílias que frequentam este equipamento e precisam desta atenção especial”, explicou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

De acordo ainda com a coordenadora-geral da Assua, Alexandra Saldanha, a parceria, além de beneficiar a comunidade em torno da associação, também beneficia grande parte dos colaboradores da instituição e suas famílias.

“Por conta da Covid-19, muitos de nossos associados acabaram se afastando ou encarando situações de vulnerabilidade que os impediam de se manter por perto. Com a parceria e a instalação do Creas dentro de nossa associação, muitos voltaram a frequentar o lugar, buscar informações, atendimentos e afins. A ação de hoje é apenas uma reafirmação do excelente trabalho realizado aqui”, afirmou.

Atual coordenadora do Creas Sul, a assistente social Renata Souza pontuou a importância de uma conscientização realizada de forma mais acessível e próxima da população no combate à violência contra as mulheres.

“É um momento que vai muito além da oferta de serviços, é um momento de sensibilização contra os diversos tipos de violência sofridos todos os dias por mulheres em toda a cidade. Além de propagar conhecimento, queremos aqui fazer com que essas mulheres consigam identificar essas violações em seu dia a dia e percam o medo de denunciar seus agressores”, concluiu Renata.

A aposentada Maria Ribeiro, 80 anos, foi uma das mulheres a comparecer durante a ação para usufruir dos serviços de embelezamento oferecidos ao longo da manhã. Para Maria, o dia, além de divertido, serviu para refletir.

“Costumo frequentar o Parque Municipal do Idoso e sempre que posso assisto palestras sobre esse assunto, pois é sempre muito importante que a informação chegue a todas nós e aqui não seria diferente. Mais uma vez participando de um evento do tipo e achando simplesmente maravilhoso”, afirmou.

Parceiros

Participaram da ação as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e o Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer).