Prefeitura destaca papel dos profissionais de saúde no diagnóstico do câncer do colo do útero

moura tapajos
Foto: Camila Batista / Semsa

Os cuidados com a saúde da mulher ganham destaque na conferência on-line “Diálogos na Atenção Primária à Saúde”, desta quarta-feira, 9/3, às 14h, que neste mês integra a programação do “Março Lilás”, da Prefeitura de Manaus. Os temas “Os Desafios da Prevenção do Câncer do Colo do Útero nos Grupos Especiais da População”, e “Manifestações Orais do HPV: Possíveis Interrelações com o Câncer do Colo do Útero”, serão explorados pela assistente social Wanja Leal, coordenadora do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge), e pelo cirurgião-dentista Alysson Soares, ambos dos quadros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A webconferência, transmitida pelo canal da secretaria no YouTube, e pela plataforma Google Meet, é direcionada aos profissionais de saúde que, por meio da troca de conhecimentos e compartilhamento de experiências, aprimoram suas práticas para o bom atendimento à população.

As abordagens, conforme a titular da Semsa, Shádia Fraxe, são muito importantes para destacar o papel dos profissionais no processo de sensibilização da sociedade acerca da doença, que desafia as políticas públicas de saúde.

“A Semsa tem investido muito na qualificação dos profissionais promovendo esses encontros virtuais nos quais todos podem esclarecer suas dúvidas e falar sobre suas experiências exitosas. Estamos alinhados com a proposta do prefeito David Almeida, de melhorar, cada vez mais, os serviços de saúde do município”, assinalou.

Programação

Na primeira parte da webconferência, que será feita por Wanja Leal, haverá a apresentação de dados e informações sobre as pessoas em situação de migração, refúgio, de rua e indígenas, dentre outros contextos de vulnerabilidade social, e como essas realidades impactam no acesso das mulheres na Atenção Primária à Saúde (APS), destacando as estratégias que podem e devem ser adotadas para a garantia do cuidado, especialmente na prevenção ao câncer de colo do útero.

No segundo momento do encontro, Allysson Soares, serão abordadas as manifestações orais do Papilomavírus Humano (HPV) que está classificado no grupo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que é um dos fatores que desencadeiam os carcinomas de boca em homens e mulheres.

Na conferência virtual serão apresentadas as correlações dos casos de HPV intrabucais com as lesões de colo do útero, destacando a importância do cirurgião-dentista para o diagnóstico inicial da patologia.

O Diálogos na Atenção Primária à Saúde é um encontro semanal on-line que conta com a participação de mais de 100 profissionais de saúde.