Início Amazonas Educação | AM Prefeitura lança projeto ‘Busca Ativa Estudantil’ em mais de 300 escolas da...

Prefeitura lança projeto ‘Busca Ativa Estudantil’ em mais de 300 escolas da rede municipal de Educação

Projeto Busca Ativa Estudantil. Foto: Ulisson Santos

Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou, nesta quarta-feira, 27/3, o projeto “Busca Ativa Estudantil”, com estudantes de participação do Grêmio Estudantil, familiares e servidores das unidades de ensino. O evento aconteceu na escola municipal Izabel Angarita, localizada no bairro Japiim 2, zona Sul.

A ação alcança 322 escolas do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º) e 2 (6º ao 9º). No total são aproximadamente 96 mil estudantes gremistas. O “Grêmio Estudantil” é composto por até 14 membros, divididos em presidente, vice-presidente e diretores financeiro, esporte, promoção à saúde, cidadania, política, meio ambiente e comunicação.

“Nós representamos todos os alunos da escola. Realizamos ações com temas importantes, como o bullying e também procuramos conversar com os alunos e a direção da escola para cada vez mais melhorar nosso ambiente escolar”, explicou a diretora financeira do Grêmio, Isabella Gomes.

Os grêmios são coordenados pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). O chefe da divisão, Luiz Oliveira, conversou com os membros do grêmio e falou da importância deles nas escolas.

“Esses alunos exercem um papel primordial dentro da escola. Hoje, temos 322 Grêmios Constituídos, é um avanço na rede municipal de ensino. E agora com a busca ativa, vamos atender mais de 96 mil alunos, é um engajamento muito grande e fundamental para todos nós da educação, pois estamos conseguindo mobilizar todas as escolas e as famílias”, afirmou Luiz.

O projeto consiste no envolvimento dos estudantes em três eixos: mobilização da comunidade escolar para fins de sensibilização quanto a importância dos estudos, acompanhamento familiar da frequência e vida escolar dos estudantes; incentivo, participação e solicitação junto à Direção da Escola, e de procedimentos relacionados à Busca Ativa e Acompanhamento da reintegração dos estudantes infrequentes ao ambiente escolar, que é o acolhimento.

“Os representantes do grêmio seguem as nossas orientações para que desenvolvam atividades na escola a partir dos projetos que serão desenvolvidos durante todo o ano letivo”, comentou a coordenadora do grêmio, Sued Araújo.

Neste período, foram realizadas diversas ações como: acolhimento; reuniões com estudantes, pais ou responsáveis; confecção e entrega de materiais gráficos alusivos ao projeto e à prevenção ao abandono escolar; motivação aos estudos; palestras; hora cívica; e visitas às salas de aulas, elaboração e divulgação de vídeos abordando as temáticas.

A dona de casa Sammya Lopes, mãe da aluna Ana Gabriela, do 2º ano, apoia e incentiva as ações do grêmio. “Na época que eu estudava, os alunos sempre lutaram pelos direitos de ter uma escola de excelência, isso desperta na criança e adolescente o lado crítico, em buscar algo melhor para a comunidade em que pertence, por isso os pais devem apoiar e participar de todas as ações do grêmio”, concluiu.

Sair da versão mobile