Prefeitura participa de campanha alusiva ao Dia Internacional das Mulheres em shopping de Manaus

Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. Foto - Marcely Gomes / Semasc

Em mais uma parceria voltada para o atendimento psicossocial do público feminino, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou, nesta sexta-feira, 10/3, da campanha “Semana da Mulher – Todo o Poder é Seu”, do Shopping Manaus Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da cidade.

Por meio da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, a ação, realizada no estacionamento do centro comercial, ofereceu serviços de atendimento psicossocial, orientação jurídica, rodas de conversa com informações e orientações sobre a Lei Maria da Penha, além de atendimentos relacionados ao Cadastro Único.

“É muito importante que mostremos para a população que ela pode contar com os serviços da Prefeitura de Manaus e que apresentamos esses serviços para quem não conhece. São serviços gratuitos, que estão sempre à disposição das nossas mulheres e podem ser encontrados no nosso e em outros equipamentos sócio assistenciais como um todo”, explicou a diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), Marley Fonseca.

Além dos serviços oferecidos, as equipes da secretaria também realizaram a distribuição de material informativo e a exposição do projeto “Retalhos da Minha História”, resultado de uma série de oficinas trabalhadas nos equipamentos socioassistenciais da cidade onde mulheres em estado de vulnerabilidade social puderam retratar suas histórias de vida em colchas artesanais.

A programação da campanha também contou com a participação das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) na oferta de serviços voltados para os cuidados com a saúde pessoal e a inserção no mercado de trabalho.

Para o gerente de Marketing do Shopping Manaus Via Norte, Vinícius Teixeira, o impacto social gerado por um shopping à população a sua volta deve, sim, ser avaliado e trabalhado a fim de atender de maneira qualificada a população.

“A gente costuma dizer que o shopping, além de ser um centro comercial, também é um equipamento social. Não à toa estamos inseridos em uma zona altamente populosa da capital e com uma série de serviços voltados para o atendimento da comunidade, deixando claro que a população pode, e deve, entender o shopping também como aquele lugar que também o acolhe e ampara”, concluiu o gerente.

De acordo com a dona de casa, Isabel Barbosa Cartilho, atendida durante a campanha, a ocasião é uma oportunidade importante para a mudança de vida. “É uma oportunidade muito boa para todas as mulheres que estão procurando por coisas melhores”.