Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, a ser celebrado no próximo sábado, 19/8, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Serviço de Abordagem Social Girassol, coordenado pelo Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer), promoveu, nesta quarta-feira, 16/8, uma manhã de convivência a usuários do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), na praia da Ponta Negra, zona Oeste.
Ao todo, 35 usuários do equipamento participaram da atividade, que contou com a promoção de práticas esportivas, um café da manhã partilhado e a distribuição de kits de higiene pessoal e material informativo acerca dos direitos possuídos pela população em situação de rua.
“Entendemos que momentos como este, momentos em que há uma quebra na rotina nos usuários que atendemos e acompanhamos, são essenciais para que essas pessoas se sintam, de fato, acolhidas. Se distanciando do processo de atendimento cotidiano, hoje é um momento em que interagimos de maneira mais próxima com nossos usuários, mostrando as pequenas coisas boas da vida para além da sua condição de vulnerabilidade, o que também entendemos como garantia de direitos”, explicou o gerente do Centro Pop, Marcos Coutinho.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Abordagem Social Girassol, Rosiane Menezes, as manhãs de convivência, muito além de um momento de descanso, também são fundamentais para que as equipes responsáveis pelo atendimento psicossocial de pessoas em situação de rua possam debater diretamente com esse público de forma mais direta e acessível.
“A população em situação de rua ainda é um grupo muito vulnerável no sentido de não possuir acesso à informação e muitos não possuem esse sentimento de pertencimento a um lugar. Hoje, por meio de um momento à parte, vimos potencializar a habilidade desses homens e mulheres, de se reconhecer como cidadãos detentores de direitos e assim facilitar o processo de retirada das ruas”, afirmou.
Quem aproveitou bastante a ocasião foi o usuário Arilan Batista, 50 anos, que elogiou e agradeceu a iniciativa. “Todos nós só temos a agradecer ao Centro Pop, por nos abraçar mesmo, nos entender. A convivência dentro do equipamento é uma coisa, mas hoje é um momento diferente, de comemoração, de bater uma bola com os amigos, de curtir um banho no rio e esfriar a cabeça. É um dia muito bom!”, concluiu Arilan.
Centro Pop
O Centro Pop é um equipamento socioassistencial administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável por oferecer orientações e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência vividas por pessoas em situação de rua na capital amazonense.
Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, distribuição de kits de higiene pessoal, alimentação (café e almoço), além de proporcionar um endereço institucional para utilização como referência do usuário durante a provisão de documentação civil e encaminhamentos para a rede socioassistencial.