Prefeitura reforça Atenção Básica na zona Sul da capital com a reinauguração da USF Frank Calderon

USF Frank Calderon. Foto: Dhyeizo Lemos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou, nesta quinta-feira, 13/6, a Unidade de Saúde da Família (USF) Frank Calderon, localizada no Crespo, na zona Sul da capital. A unidade foi ampliada e totalmente reformada, sendo referência em atenção básica de saúde para 12 mil pessoas que residem nos bairros Crespo, Japiim, Raiz, Betânia, Morro da Liberdade e São Lázaro.

USF Frank Calderon. Foto: Dhyeizo Lemos

De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, a nova entrega vai facilitar o trabalho dos servidores da unidade e qualificar ainda mais os atendimentos realizados na USF.

“É mais uma unidade de porte 3 que a gente entrega. No total, já reinauguramos 75 e temos mais 23 em construção, ampliação, reforma e transformação. Com isso, a gente cumpre com nossos compromissos de campanha, que era melhorar a atenção primária da cidade de Manaus. Nós já temos os melhores serviços do Brasil sendo prestados dentro dessas unidades e com a entrega como essa, você dá dignidade para os servidores, um bom local de trabalho”, afirmou David.

Com capacidade para realizar até 16 mil procedimentos por mês, a USF oferece consulta médica em clínica geral e pediatria, consultas de enfermagem e odontologia e todos os serviços da carteira básica, o que inclui pré-natal, planejamento reprodutivo, controle e acompanhamento de hipertensão e diabetes, vacinação, dispensação de medicamentos, acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais, além da realização de exames como preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites e teste de gravidez.

Questionado sobre os avanços na Atenção Básica de Saúde do município, o titular da Semsa, Djalma Coelho, destacou os investimentos realizados pela gestão municipal nos últimos 3 anos e meio.

“Manaus é a melhor capital brasileira nos últimos sete quadrimestres, de acordo com o Ministério da Saúde. Mesmo assim, seguimos investindo na capacitação dos servidores e na melhora das unidades de atendimento. Essa é a recomendação do prefeito David Almeida para que possamos continuar entregando os melhores resultados para a nossa cidade e população”, salientou Coêlho.

As obras realizadas na Frank Calderon permitiram a ampliação a área construída para 675 metros quadrados, a criação de quatro consultórios, a ampliação do depósito de materiais e da área administrativa com construção de banheiro para funcionários, a criação de guichê para dispensação de medicamentos, de sala de coleta de exames, além da reforma da sala das equipes da Estratégia Saúde da Família, substituição de portas, reforma da Estação de Tratamento de Esgoto, pintura completa e revitalização da fachada. A obra foi executada em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Para a dona de casa Maria Oliveira, 43 anos, a reforma da unidade era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, principalmente porque a USF estava há anos sem receber a atenção do poder público.

“Ver a unidade desta forma é um sonho. Fazia muitos anos que ela não era reformada e mesmo assim víamos o empenho dos servidores. Agora, tenho certeza de que vamos receber um atendimento ainda melhor”, concluiu.