Com 49% de alta em novas áreas licenciadas com alvarás de construção, a Prefeitura de Manaus teve o melhor desempenho do ano, no mês de julho, somando 100.889,88 metros quadrados no sistema de licenciamento urbano da capital. No mesmo mês de 2022, foram 67.580,97 metros quadrados.
Em toda a gestão do prefeito David Almeida, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) acumula 3.424.833,97 metros quadrados, de janeiro de 2021 a julho de 2023.
No acumulado até julho deste ano, o sistema já licenciou mais 642.170,09 metros quadrados com novos alvarás de construção. “Os números de licenciamento são significativos. No acumulado, para se ter uma ideia, é quase o triplo do que se licenciou na gestão passada. Nos sete primeiros meses do ano, licenciamos mais de 600 mil metros quadrados de novas obras na capital. É simbólico e gratificante. E, a equipe do instituto está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, disse o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.
Outro ponto de destaque é de notar que a população está buscando mais regularizar e licenciar suas obras, levando segurança a projetos e edificações. “É muito importante para se ter uma cidade mais organizada, mais regularizada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. São sinais de que a população está procurando o licenciamento”, completou Valente.
Hoje, segundo indicadores da autarquia, obras de menor porte estão sendo licenciadas em torno de 22 dias, após a entrada do processo no sistema.
“Estamos trabalhando para esse licenciamento ser on-line, autodeclatório para edificações com até 750 metros quadrados, com um sistema em desenvolvimento e futura homologação do Alvará de Construção Mais Fácil”.
Ainda em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no “construbusiness” em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.