A presença efetiva dos novos policiais militares nas ruas do Centro de Manaus tem colaborado para a sensação de segurança da população e trabalhadores neste período, em que se registra um maior volume de compras e vendas em razão das festividades de fim de ano. Esse aspecto é reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas com o reforço de mil novos policiais, incorporados à tropa como parte do programa Amazonas Mais Seguro, que tem como objetivo fortalecer a segurança no estado.
A comerciante Lene Sena, 46, trabalha em uma loja de confecções na Rua Marechal Deodoro. Ela disse que a presença da polícia traz mais tranquilidade. “Esse apoio está sendo muito importante para a nossa segurança, porque os clientes podem comprar seus presentes para os familiares; está seguro e com bastante policiamento; com a presença da polícia nos sentimos seguros. E podem vir comprar suas roupas do Natal e ano novo porque está seguro”.
O aposentado Osterno Alves, 66, afirmou que se sente seguro em andar nas ruas do Centro.
“Eu nunca me senti tão seguro como agora. Está tranquilo o centro; acabou aquela correria das pessoas levando um cordãozinho e carteira. Eu senti que aumentou o movimento este ano, e a segurança está trazendo isso”, completou.
O autônomo Getúlio Alves, 55, que vem ao Centro toda semana, também destacou a importância do reforço policial para inibir os assaltos.
“Antes chegava ao fim de ano e as pessoas ficavam à mercê dos bandidos. Mas, hoje, tem policial por toda parte e por todo canto”, enfatizou.
Investimentos em segurança
Desde 2019, o programa Amazonas Mais Seguro já direcionou mais de R$ 1 bilhão para a segurança pública no estado. Os recursos incluem melhoria da infraestrutura, aquisição de novas tecnologias, modernização do arsenal bélico e valorização dos recursos humanos. Em Manaus, o Sistema Paredão, com mais de 600 câmeras de monitoramento, tem ajudado a combater a criminalidade.
Os concursos realizados, em 2022, convocaram mais de 1,7 mil pessoas para cargos na segurança pública, incluindo 1.121 para a Polícia Militar, 253 para o Corpo de Bombeiros, 182 para a Polícia Civil, 121 para o Detran-AM e 40 para a Secretaria de Segurança Pública.
Os novos policiais foram aprovados no concurso público realizado em 2022, após 11 anos sem abertura de certames para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Eles concluíram o curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e integraram o quadro efetivo da corporação. Durante o curso, os alunos participaram de estágios supervisionados, atuando em escalas de policiamento a pé e motorizado.
“Graças ao investimento do governador Wilson Lima em pessoal, estamos com os mil novos soldados trabalhando na Operação Natal. Sabemos que a presença da polícia leva mais segurança para a população. E temos garantido tanto para o pessoal que trabalha no Centro ter essa segurança, como também às pessoas que vão fazer compras. Temos acompanhado pessoalmente esse policiamento e, realmente, conseguimos levar mais segurança”, pontuou o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva.
Pesquisa aponta preferência pelo Centro
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) realizou uma pesquisa sobre fatores de decisão de compras na capital, neste fim de ano, com 2.080 pessoas, no período de 20 a 28 de novembro de 2024. Desse total, 61% dos entrevistados responderam que pretendem fazer as compras no Centro de Manaus.
Para o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, esse resultado tem como base os investimentos em segurança pública.
“Conforme foi colocando o maior efetivo da polícia militar, aconteceu o que nós começamos a ver na pesquisa, que o índice foi grande das pessoas dizendo que vão ao centro porque se sentem seguras”.