Para atender denúncias realizadas por consumidores sobre a restrição à entrada de determinados alimentos em salas de cinema, o Programa de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) realizou fiscalização e lavrou auto de constatação em rede de cinemas localizada no Shopping Grande Circular (avenida Autaz Mirim, bairro São José, zona leste), nesta quinta-feira (07/02).
As reclamações foram realizadas através das redes sociais e pelo telefone do órgão, devido a um banner localizado no hall do cinema que recomendava aos clientes não entrarem nas salas de projeção com alimentos e bebidas específicos.
“Apesar de o texto recomendar o não consumo desses alimentos, em seguida estavam às imagens de proibição, ou seja, é um caso claro de prática abusiva e venda casada, o que infringe o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, limita a liberdade de escolha do consumidor”, explica o gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Os únicos itens que podem ser impedidos são os que representam risco à vida como os de vidro, latas e outros objetos cortantes.
O banner foi retirado pelo estabelecimento, se for constatado o retorno, será aplicada autuação por desobediência e até mesmo multa, de acordo com o caso.
DIREITO DE RESPOSTA DA ASSESSORIA DO CINEMA
Recebemos uma visita instrutiva do Procon sobre a comunicação das orientações de higiene e segurança. Já estamos adequados a todas as determinações e seguindo a mesma dinâmica dos demais exibidores.
Texto e Imagem: Assessoria de Comunicação – PROCON AM